Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Antigos cinemas de rua de PG são tema de exposição fotográfica

Antigos cinemas de rua de PG são tema de exposição fotográfica
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Recreio, Renascença, Éden, Ópera, Império, Inajá, Pax, Caribe. Em comum, estes nomes representam a época de ouro do cinema como principal forma de entretenimento dos ponta-grossenses. Para relembrar a importância destes espaços, o Museu Cenas apresenta ao público a exposição virtual ‘Cinemas de rua: marcas de uma época em Ponta Grossa’, com curadoria do professor Nelson Silva Junior. A exposição pode ser vista pelo www.museucenas.com.br.

Expert na história dos antigos cinemas na cidade, Nelson reuniu imagens que retratam este período que ficou marcado na memória de muitos ponta-grossenses, além de um texto com informações históricas. Com isso, o público vai poder recordar as 1.400 poltronas de couro vermelho do antigo Cine-Teatro Ópera, o marcante slogan do Cine Caribe e os anúncios de jornal das grandes produções hollywoodianas, entre outras lembranças.

“Somos uma sociedade extremamente visual, por isso, é de suma importância trazer à tona esse tema para que a gente conheça um pouco mais da história da cidade e da formação da nossa identidade cultural a partir dos cinemas”, comenta o curador, que é professor e coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais na UEPG e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa. Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Nelson possui pesquisas ligadas ao Cinema, Arte e Ciência. Sua dissertação de mestrado tem como temática 'O fechamento dos cinemas em Ponta Grossa - particularidades de um processo'.

“Trouxemos essa exposição pois reconhecemos a importância dos cinemas de rua para a história da cidade, pois era a forma que os moradores estabeleciam seus vínculos e se divertiam em uma época que Ponta Grossa estava em pleno desenvolvimento comercial. Ir a um cinema de rua está na memória de boa parte dos ponta-grossenses, que se recorda com nostalgia deste tempo. Por isso, esta temática não poderia faltar na Série Cenas do Bicentenário, que o Museu está apresentando em preparação aos 200 anos de Ponta Grossa”, comenta a arte-educadora Rafaela Prestes, responsável pelas exposições do Museu Cenas.

O museu tem patrocínio do Sicredi por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). A iniciativa, que leva assinatura da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos, já possui mais de 2 mil fotografias históricas catalogadas e disponíveis ao público, das mais variadas épocas e temáticas, oriundas de diversos acervos públicos e particulares. O Museu Cenas tem como historiador responsável o professor, pesquisador e escritor Fábio Holzmann Maia e catalogação da historiadora Vitória Gabriela.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia