Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Análise de Certificado do FGTS para fornecedores do Estado agora sai em minutos

Graças a um convênio firmado entre a Secretaria da Administração e Previdência com a Caixa Econômica Federal, o procedimento vai reduzir em até uma semana a liberação dos fornecedores para atender as demandas do Estado. São cerca de 42 mil fornecedores.

Análise de Certificado do FGTS para fornecedores do Estado agora sai em minutos
(Foto: José Fernando Ogura)
Publicidade
A análise de Certificado de Regularidade do FGTS dos fornecedores ao Governo do Paraná passou a ser automática a partir de quarta-feira (12). Graças a um convênio firmado pela Secretaria da Administração e Previdência com a Caixa Econômica Federal, esse procedimento vai reduzir em até uma semana a liberação dos fornecedores para atender as demandas do Estado. O Governo do Estado possui mais de 42 mil fornecedores.

O Certificado de Regularidade do FGTS é um dos documentos exigidos pelo Governo para a emissão do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado do Paraná (CAUFPR), módulo do Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), da Secretaria da Administração. O GMS é uma ferramenta que padroniza os procedimentos licitatórios, garantindo mais agilidade e transparência às práticas adotadas nas administrações direta e indireta.

“Essa integração do CAUFPR com a Caixa Econômica Federal é uma inovação para o Paraná. Ela traz segurança na avaliação dos documentos, agilidade na atualização, evitando, assim, erros”, diz o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto.

O convênio foi firmado ainda em 2020. Contudo, devido às urgências da pandemia, a Caixa precisou priorizar demandas internas do setor de TI, principalmente por causa do auxílio emergencial. Em dezembro passado, as alterações começaram a ser realizadas e agora o sistema já está em funcionamento.

Hoje, o GMS está conectado ao sistema do FGTS, da Caixa. Uma vez por dia, os FGTS de fornecedores que estiverem vencidos serão verificados. Se estiver regular, recebe o número do Certificado de Regularidade do FGTS, a data de início e a data de validade.

"Todos os dias, durante a madrugada, serão feitas as consultas automáticas do FGTS de fornecedores cadastrados no CAUFPR. São mais de 17 mil registros nessa primeira consulta. No dia a dia, esse número será diluído entre mil e 2 mil certidões de FGTS atualizadas automaticamente", explica o responsável pelo Sistema GMS, Cleverson Neri Machado da Silva.

Dessa forma, a análise e validação, que chegava a demorar uma semana, será feita automaticamente em alguns minutos.

DESBUROCRATIZAÇÃO – As mudanças fazem parte do processo de simplificação e de desburocratização na administração adotada pela gestão do governador Ratinho Junior. A digitalização teve a parceria da Celepar, do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon/Seap), e da Caixa Econômica.

MANUALMENTE – Até a implantação do novo sistema, todas as análises eram feitas manualmente, chegando a haver mais de 6 mil documentos a serem checados ao mesmo tempo. “Estas certidões vencem mensalmente e em qualquer dia do mês. Então, quando terminava uma remessa de documentos, logo ela estava na fila para nova análise”, esclarece a diretora do Decon, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske.

O próximo passo da Secretaria é firmar convênios com a Receita Federal e com a Receita Estadual, com o objetivo de também automatizar a emissão das certidões dos dois órgãos.

Fonte: AEN/PR

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia