COM ASSESSORIAS - Um espaço para congregar expressões, lugares, pessoas, obras e eventos. A AMCG Cultura se prepara para lançar a Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais. Os dirigentes estiveram reunidos na quarta-feira, dia 19, em Telêmaco Borba, para definir como funcionará a publicação online. “Será um canal para mostrarmos o que mantém a cultura nos municípios”, esclarece o coordenador e secretário de Cultura em Ponta Grossa, Beto Portugal.
Além de vitrine, para que os próprios gestores dos Campos Gerais utilizem e conheçam artistas e lugares dos municípios que compõem a Associação, a Enciclopédia poderá ser utilizada para consulta da população em geral. “Será um material riquíssimo”, aponta Portugal, comparando a uma “wikipédia cultural da região”.
Os primeiros passos para a criação da Enciclopédia já foram criados. Durante a reunião de ontem, a logomarca, criada pelo artista Robson França, foi apresentada aos dirigentes. “Para a criação foram utilizados elementos comuns de nossa região, juntamente com a considerável expressão artística”, apontou.
A Enciclopédia, conforme o coordenador da AMCG Cultura, será um canal em constante desenvolvimento. “Os gestores poderão alimentá-lo frequentemente, na medida que surjam novos lugares e artistas reconhecidos”, esclarece, destacando ainda o “incentivo” para a classe ao ter um canal de divulgação.
Ainda durante o encontro, os dirigentes debateram a realização do Festival de Inverno dos Campos Gerais, que será realizado nos meses de junho e julho pela AMCG Cultura. “Teremos concurso regional de música sertaneja, feira literária, de artesanato, gastronomia regional e ainda uma quermesse”, revela Portugal.
A aplicação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc também foram debatidas. O coordenador da AMCG Cultura destacou a importância dos municípios estarem adequados ao Sistema Nacional para o recebimento dos recursos e valorização dos artistas locais. “Devemos contar com a regulamentação da Lei Paulo Gustavo no próximo dia 11 de maio. Por enquanto é importante os municípios realizarem consultas públicas com a classe artística para a melhor aplicação dos recursos”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.
Telêmaco Borba
Em Telêmaco Borba, os gestores foram recebidos pelo prefeito municipal, Marcio Artur de Matos. “É um prazer receber vocês dirigentes que estão se empenhando em fomentar a cultura da região”, disse destacando as diversas ações realizadas em seu município para aproximar as ações do público em geral. Festivais, shows, apresentações teatrais, palestras, apresentações culturais e exposições estão no rol de atividades desenvolvidas pelo setor cultural de Telêmaco Borba.
Antes de iniciar a reunião, um artista local realizou sua apresentação. “Gostamos de valorizar nossa cultura e os artistas locais”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Nunes Flores.
Após discussão da pauta, os integrantes da AMCG Cultura degustaram o Sabor de Telêmaco Borba, o Entrevero de Pinhão, e ainda realizaram um passeio cultural pelo município. “Mostramos um pouco das ações de nossa Secretaria, além de locais culturais do próprio município”, explicou o chefe da Seção de Lazer Comunitário, Elyson Gomes.