Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

AMCG resgata Lendas e Contos da região

AMCG resgata Lendas e Contos da região
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Integrantes do setor de Cultura dos Campos Gerais se reuniram nesta terça-feira em Telêmaco Borba para programar o próximo projeto a ser trabalhado. Após lançar a publicação dos 'Sabores dos Campos Gerais’, a AMCG Cultura fará o resgate de seus Contos e Lendas.

“Ainda continuamos a trabalhar os Sabores, motivando os municípios com potencial a tombar seus pratos, o saber fazer deles”, explica o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Palmeira, Waldir Joanassi, completando que os Contos e Lendas devem ser trabalhados concomitantemente às demais demandas culturais.

O formato do próximo projeto ainda será definido pelos gestores. “Foi lançada a ideia, agora iremos pensar em formas de executá-lo”, conta Joanassi, adiantando já algumas das ideias. “Nossa proposta é sempre envolver a comunidade. Então queremos trabalhar com encontros intergeracionais, com o pessoal da terceira idade relatando as histórias às crianças”, antecipa.

Além de debater as próximas ações, dirigentes da AMCG Cultura avaliaram o lançamento do livro “Sabores dos Campos Gerais”. “Foi um evento espetacular, inclusive estimulou nosso município a começar a trabalhar a legislação para o tombamento”, conta a secretária de Cultura de Carambeí, Ana Wieslava. O município conta com produção diferenciada da amora, que compõem a receita de uma de suas mais famosas tortas, e que compôs o livro, a Torta de Amora.

Para o coordenador da AMCG Cultura há muito potencial em alguns dos pratos apresentados nos Sabores. “O tombamento é uma maneira dos municípios salvaguardarem seu patrimônio”, explica, destacando que a alimentação está enraizada nas comunidades, e o Saber Fazer dos povos - seja imigrantes, negros, tropeiros ou indígenas -, devem ser preservados através das gerações.

Falando em preservação, o município de Ortigueira está aproveitando o livro ‘Sabores’ para difundir a receita e o modo de fazer do prato que identifica o município e o que vem destacando sua economia. “A costelinha de porco no mel está sendo cativada por lá", conta o diretor de Cultura, Jackson Benites.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia