Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Aluna da SME escreve a melhor redação do Paraná em concurso

A aluna Dafiny, da Escola Municipal Marta Filipkowski de Lima, no Jardim Cachoeira, foi a autora da melhor redação de todos os 5os anos do Estado. Ela pediu cuidados com o Rio Cará-Cará

Aluna da SME escreve a melhor redação do Paraná em concurso
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Uma aluna da rede municipal de ensino de Ponta Grossa teve uma redação escolhida como a melhor do Paraná em concurso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR). Estudante do 5º ano, Dafiny Naiane Eleutério dos Santos, da Escola Municipal Marta Filipkowski de Lima, no Jardim Cachoeira, teve seu texto selecionado no Programa Agrinho, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Primeiro ela foi selecionada na escola. Depois, como autora do melhor texto da região e agora de todo o Estado, entre os 5os anos do Ensino Fundamental. O programa discute as relações entre campo e cidade.

Como premiação, ela recebeu um tablet por ter escrito o melhor texto da região de Ponta Grossa e um notebook pelo destaque estadual. Os prêmios foram entregues no encerramento do programa, realizado nesta segunda (22) em Curitiba. "Ficamos muito felizes com o resultado, é um reconhecimento muito grande para ela e para as professoras, que se empenham muito em fazer atividades diferenciadas. É muito gostoso ver o nome da escola reconhecido desta forma", disse a diretora Adriane de Mello.

Em seu texto, Dafiny narrou sobre os cuidados com o meio ambiente, que aprendeu na escola. Também pediu por mais cuidados com o Rio Cará-Cará, que estabelece uma fronteira entre o lado urbano e rural de Ponta Grossa e possui as cachoeiras que dão nome à vila. "Escrevi que as pessoas do bairro deveriam ter mais responsabilidade, limpar o rio lá embaixo, e que as pessoas da cidade deveriam visitar o campo para conhecer", conta Dafiny. Ela apontou que há muita sujeira e esgoto no rio, há lixo jogado e a água é poluída. "Se fosse tudo limpo, poderia ser um ponto turístico", acredita ela.

Dafiny, que adora ler, principalmente histórias em quadrinhos, agora acredita que o estudo pode ajudá-la a evoluir. A professora Cláudia Rosana Bonfim Teixeira conta que o tema abordado no projeto é trabalhado desde a Educação Infantil. "A partir do primeiro ano, sempre trabalhamos o projeto. Por morarem em um local que era ocupado por chácaras, eles têm a noção do que é a diferença entre o campo e a cidade. Falamos sobre as diferenças que veem e o que gostariam de ter no bairro. Eles desenvolveram um pensamento em que querem mudar o mundo de verdade, mas ainda não possuem as ferramentas", conta a professora.

Sandra Izabel Espíndola Carneiro, coordenadora pedagógica, conta que a escola ficou muito orgulhosa. "É maravilhoso para nossa escola, um reconhecimento do trabalho das professoras. Estamos muito contentes e isso mostra que estamos transformando nossa escola e nossos alunos para melhor", conta a pedagoga.

Reconhecimento

A professora Sandra Baiê, da Escola Municipal Carlos Ribeiro de Macedo, esteve entre as cinco finalistas do Estado na categoria Agrinho Solos e recebeu um tablet pela indicação entre as melhores Práticas Pedagógicas. Ela agradeceu aos alunos que participaram com ela no desenvolvimento do projeto 'Solo Mãe'. "O mais importante é o aprendizado, de tudo o que tentamos fazer e melhorar e para que eles pudessem ter conhecimento. Eles estão de parabéns por tudo o que ajudaram a fazer pelo projeto e pela escola", disse Sandra.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia