Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Aliel tem projeto aprovado por unanimidade na Comissão de Educação

Aliel tem projeto aprovado por unanimidade na Comissão de Educação
Publicidade
Projeto permite abertura de escolas nos fins de semana e feriados para atividades culturais

 

Os membros da Comissão de Educação na Câmara Federal aprovaram hoje (12) por unanimidade o Projeto de Lei (PL 2440/2015) que altera a lei das diretrizes e bases da educação e permite a abertura escolas nos fins de semana, feriados e recesso escolar para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. O projeto é de autoria do deputado federal Aliel Machado (Rede).

Para o deputado Aliel, a aprovação vai abrir a possibilidade para que as escolas possam se aproximar mais da comunidade e desenvolvam projetos que beneficiem crianças e jovens. “Não é obrigatório. Cada local vai avaliar sua condição. Mas é muito importante para permitir que isso seja feito pelos gestores e diretores. Aos poucos a direção da escola, junto com as associações de moradores, vão começar a ocupar esses espaços e melhorar o convívio na comunidade”, afirma o parlamentar.

Após a discussão, vários deputados presentes na reunião se manifestaram favoráveis ao projeto. Entre eles a deputada professora Dorinha Rezende (DEM/TO), considerada uma referência no tema na Câmara. Segundo a deputada, em muitos lugares do país a escola é o único local possível para a realização de práticas esportivas e de lazer. Principalmente nos locais mais carentes. “Quero parabenizar o autor pelo projeto. De fato as nossas escolas precisam se aproximar mais da comunidade. E isso não será imposto, será natural. O projeto permite essa escolha”, defendeu Dorinha.

De acordo com a proposta, é sabido que, no Brasil, as comunidades socioeconomicamente desfavorecidas carecem de opções de lazer, cultura e esporte, especialmente para as crianças e jovens. Normalmente são comunidades de periferia, com alto índice de violência, cuja maior queixa é a falta de locais próximos que ofereçam, em segurança, atividades de esporte, lazer e cultura à comunidade.

O deputado justifica ainda que, a abertura das escolas de educação básica em áreas vulneráveis nos finais de semana e durante as interrupções dos períodos letivos tem-se tornado prática comum em muitos estados e municípios brasileiros. “Os resultados são bastante animadores em relação à redução da violência na comunidade e sensível diminuição, entre os alunos, dos casos de indisciplina, furtos, agressões, uso de drogas, vandalismo e depredação das instalações escolares”, ressalta Aliel.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e Finanças e Tributação da Câmara antes de entrar em vigor.

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam novo pacote de obras para vilas de PGInvestimentos incluem a construção de uma nova UBS no Rio Verde, novos campos de society no Conjunto América e na Vila Romana. Já na Vila Cristina, serão construídos uma quadra de esportes e uma nova Associação de Moradores
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia