Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Água e sabão é mais eficiente do que álcool em gel

Prefeitura orienta população sobre os cuidados que devem ser tomados para se proteger de doenças

Água e sabão é mais eficiente do que álcool em gel
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - A higienização das mãos é uma das principais formas de se prevenir de doenças. Isso se deve ao fato de que nossas mãos estão constantemente em contato com vírus e bactérias, os quais podem estar nas superfícies que tocamos e até mesmo em outras pessoas. Ela pode ser feita com água e sabão ou com álcool em gel, porém a utilização da segunda opção não descarta a primeira. A Prefeitura de Ponta Grossa está orientando a população sobre a utilização correta.

O uso do álcool em gel tornou-se mais prático quando o assunto é higienização das mãos. No cenário que o pais está enfrentando, com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas levam o produto para todos os lugares e utilizam sempre que necessitam realizar uma limpeza rápida das mãos. No entanto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que usar apenas o álcool em gel não é tão eficiente quanto lavar as mãos com água e sabão.

“Muitas pessoas perguntam se o álcool em gel é tão bom quanto lavar as mãos. A resposta é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para limpar as nossas mãos e prevenir até mesmo algumas doenças, como a gripe e o coronavírus. Entretanto, o álcool em gel não pode simplesmente substituir a água e o sabão, uma vez que a retirada da sujeira não pode ser feita com o álcool”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

A função primordial do álcool em gel é reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos, sendo um importante aliado na prevenção de certas doenças. Contudo, a água e o sabão, além de atuarem nesse processo, são essenciais para retirar sujeira. Sendo assim, se as mãos estiverem sujas, deve-se lavar a mão com água e sabão e não somente utilizar o álcool.

“Algumas pessoas estão preocupadas com a falta de álcool em gel nos estabelecimentos, mas acabam esquecendo que água e sabão estão disponíveis em quase todos os lugares. É necessário que todos tenham consciência que a lavagem das mãos é essencial no momento que estamos vivendo, na prevenção de doenças”, finaliza Manjabosco.


Compartilhe:

Leia também

Matriciamento aborda novos protocolos de saúde
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia