Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Agricultura familiar local poderá ter prioridade no fornecimento de alimentos para programas da Prefeitura

Agricultura familiar local poderá ter prioridade no fornecimento de alimentos para programas da Prefeitura
(Divulgação/PMPG)
Publicidade

IMPRENSA/Ponta Grossa - O grupo gestor do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), estuda a possibilidade de propor a substituição do decreto que regulamenta o programa de incentivo à agricultura familiar. A alteração que é avaliada pelos integrantes do grupo tem por objetivo principal estabelecer que os programas e instituições ligadas a administração pública do município adquiram alimentos provenientes do pequeno produtor local, caso seja necessária a aquisição.

O coordenador do grupo e secretário da SMAPA, Bruno Costa, sustenta que a ideia tem por intuito valorizar o trabalho dos agricultores de Ponta Grossa e incentivar a agricultura familiar. "A proposta que estamos avaliando é de fazer com que todas as ações da Prefeitura que envolvam a compra de alimentos sejam feitas prioritariamente por meio de chamada pública aos agricultores da nossa cidade. Até então, o PAA regulamentava somente a aquisição dos produtos do Feira Verde. Se aprovada a nossa ideia, o intuito é estabelecer que os agricultores tenham outras opções de venda, como para o Restaurante Popular e para os beneficiários da Assistência Social. Isso os motivará a continuar produzindo e fomentará a agricultura local", explica o secretário.

O grupo gestor do PAA se reúne mensalmente para discutir ações referentes ao funcionamento das modalidades do programa. A equipe é formada por integrantes da SMAPA, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de representantes dos agricultores familiares locais. A última reunião aconteceu nessa quinta-feira (7).

Conforme o agrônomo da SMAPA, César Augusto Ferreira, caso o decreto seja elaborado pelo grupo e aprovado pelos vereadores, os agricultores poderão vender seus produtos via chamada pública. Dessa forma, os interessados deverão comparecer à SMAPA e se inscreverem no edital, que terá a dispensa de licitação.

"Por exemplo, a chamada pública conterá os alimentos que serão necessários para determinado programa da Prefeitura. O agricultor então vem aqui na secretaria e se inscreve indicando quais alimentos ele pode fornecer. Somente quando não houver agricultores locais suficientes para suprir a demanda que poderemos abrir a chamada para agricultores de outras cidades ou para outros fornecedores", destaca César.

A próxima reunião do grupo gestor do PAA deve acontecer no dia 28 de maio. A partir dessa reunião que os próximos passos serão definidos para a elaboração da proposta do decreto substitutivo.

Compartilhe:

Leia também

Agroparceria e Alfa Máquinas e Implementos são reconhecidas em campanha da SKF no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Agricultura familiar local poderá ter prioridade no fornecimento de alimentos para programas da Prefeitura | Correio dos Campos