Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Afrolatinitudes encerra turnê com show extra em Ponta Grossa nesta quarta

Espetáculo mescla sonoridades afro-latino-americanas, poesia e ancestralidade em sua última sessão na cidade

Afrolatinitudes encerra turnê com show extra em Ponta Grossa nesta quarta
(Imagem: MUM)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta quarta-feira, 24 de setembro, às 20h, o Cine-Teatro Ópera recebe a última apresentação do espetáculo ‘Afrolatinitudes’, idealizado pela banda Mambaia em parceria com o artista Rômulo André. A apresentação tem entrada gratuita e promete mais uma noite marcada pela força da música afro-latino-americana, da poesia e da performance. O show tem o apoio da Ligga e da Continental por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).

Após emocionar o público em três apresentações, que ocorreram em julho em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel, o show retorna à cidade para uma despedida simbólica, ocupando o palco B do Cine-Teatro Ópera com a proposta de uma experiência sensorial e ancestral. A apresentação mescla música instrumental, canção, poesia e performance para refletir sobre as heranças da diáspora negra na América Latina.

‘Afrolatinitudes’ não é apenas uma apresentação musical, mas uma travessia cênico-musical que transforma o palco em encruzilhada simbólica entre o tempo, o território e a identidade. O espetáculo propõe uma escuta às heranças das oralidades negra e indígena, evocando imagens e histórias que atravessam o tempo e a memória. “‘Afrolatinitudes’ abre caminhos para outras percepções sonoras da nossa cultura ao sublinhar a presença estruturante da música de matriz africana na música popular latino-americana”, comenta a diretora geral do projeto, Aline Garabeli. “O repertório apresenta pelo menos 10 ritmos de matriz africana que servem de guia para o público realizar um mergulho na diversidade musical afro-latina”, explica o diretor musical Fernando Bertani.

Estética e sonoridade

A proposta estética que engloba cenário, figurino e design é inspirada na obra do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), ex-marinheiro internado em diversas instituições psiquiátricas e responsável pela criação de peças de diferentes técnicas ligadas à espiritualidade e à memória; e no pensamento do poeta Cuti, referência na literatura negra brasileira. A instrumentação é acompanhada por intervenções performáticas de Rômulo André, artista paraense radicado em Ponta Grossa que assina também como diretor artístico do projeto e cuja atuação transita entre o canto, a poesia e o corpo em cena.

A história sonora do show convida o público a uma imersão poética guiada pelas composições originais da Mambaia, disponíveis no álbum ‘Terceira Margem’. Além de músicas como ‘Aluvião, ‘Leve Canoa’, ‘Tacuari’ e ‘Sanga’, a apresentação também conta com releituras de obras brasileiras marcante, como ‘Noite de Temporal’ (Dorival Caymmi) e ‘Adupé Obaluaê’ (Zé Manoel), e o canto tradicional ‘Três Fogos’.

Para Rafaela Prestes, coordenadora do projeto, poder retornar para Ponta Grossa com essa apresentação é o fechamento de um círculo. “A potência da arte está na sua capacidade de criar encontros, de mover o que está dentro. E é isso que buscamos com ‘Afrolatinitudes’, abrir a escuta e presença para vozes que moldam nossa cultura”, afirma.

Mambaia

A banda Mambaia une ritmos tradicionais afro-brasileiros como ijexá, agueré e maracatu ao jazz, à improvisação livre e a elementos da música popular e contemporânea. O elenco musical é formado por Simone Fernandes (percussão), Aline Garabeli (teclado), Eric Santana (bateria), Fernando Bertani (guitarra e percussão), Felipe Oliveira (baixo), Fábio de Souza (trompete e flugelhorn), Anthonny Felipe (sax tenor) e Nicolas Salazar (sax barítono). A cenografia é assinada por Eliete Marochi e o design gráfico por Letícia Kossatz.

‘Afrolatinitudes’ é um projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e apoio da Ligga e Continental. A realização é da Mambaia Afrobeat, com coprodução da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos.

Compartilhe:

Leia também

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Afrolatinitudes encerra turnê com show extra em Ponta Grossa nesta quarta | Correio dos Campos