Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Adolescentes do projeto Música para Todos se apresentam em evento nacional

Desde 2016 o projeto leva arte e cultura para população em vulnerabilidade social

Adolescentes do projeto Música para Todos se apresentam em evento nacional
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Adolescentes que integram o projeto Música para Todos, coordenado pela Vara da Infância e Juventude em parceria com a Batukarte, se apresentaram na última quinta (19) e sexta-feira (20) durante o “Seminário Região Sul - Pacto Nacional pela Primeira Infância”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, TJPR e EDUJ Paraná.

Através do projeto, crianças e adolescentes atendidos pela Vara da Infância têm acesso a aulas de música a partir de diversos instrumentos musicais, com o apoio da CCR Rodonorte. São aulas de violão, teclado, flauta doce e percussão. O projeto existe desde 2016, mas este ano as aulas acontecem em formato remoto, devido à pandemia. Apesar dos desafios, a adaptação mostrou bons resultados.

O músico e coordenador do projeto, Ricardo Correa, relata que tomando as medidas de prevenção à contaminação do coronavírus foi possível realizar os ensaios com o grupo que se apresentou de forma gravada no evento. “Os alunos são estudantes mais antigos do projeto, que já levam a música em suas vidas, por mais que estudem outras áreas”, comenta Corrêa.

Aluna do projeto desde 2017, Karolina Oleniski Basso cantou o Hino Nacional na abertura do evento e na apresentação reproduzida de forma online. Segundo ela, ser escolhida para representar o projeto teve muito peso e responsabilidade. “Saber que, por conta da Juíza e da minha voz, o projeto vai chegar ao conhecimento em âmbito nacional é extremamente gratificante e eu fico muito feliz e honrada por ter sido escolhida para fazer parte disso”, relata a estudante.

Além do aprendizado musical e do acesso à produção artística, o projeto tem se mostrado eficiente também no processo de sensibilização e socialização das crianças e adolescentes. “Os resultados que a gente verifica nesses meninos e meninas nos colocam sempre com uma expectativa e um olhar para a melhoria de vida desses alunos, tanto no aprendizado, quanto no olhar que eles podem ter profissionalmente para esse tipo de atividade”, comenta a juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Dra. Noeli Salete Tavares Reback.


As aulas

Cerca de 40 alunos fazem parte do projeto. As turmas são formadas por crianças e adolescentes de quatro instituições: Instituto João XXIII, o Ministério Melhor Viver, a Associação de Promoção à Menina (APAM) e o Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (Cense). Todas as turmas são acompanhadas de um tutor da própria instituição.

A coordenação do projeto disponibiliza os instrumentos musicais para as entidades que não os têm, a fim de que o aluno também realize experiências práticas a partir das aulas. O professor ensina música aos estudantes por videochamada e ainda prepara vídeos para complementar os conteúdos e incentivar os treinos. As aulas acontecerão em formato remoto até que as entidades liberem as ações presenciais.


O evento

O Seminário aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, de forma online, reunindo autoridades nacionais para a discussão sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância, fomentando a implementação da prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento é voltado para profissionais do Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da região sul do país.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia