Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Adesão ao ensino presencial chega a 70% em Ponta Grossa

Adesão ao ensino presencial chega a 70% em Ponta Grossa
(Foto: Divulgação/PMPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Ano letivo começa nesta quinta (18) de maneira remota, pela TV Educativa e redes sociais. Ensino presencial começa na segunda (22) para 50% dos alunos que optaram pelo sistema híbrido, enquanto os demais acompanham as aulas remotas.

Depois de um 2020 de isolamento social e aulas remotas pela internet e TV Educativa, por meio do Programa Vem Aprender, os CMEIs e Escolas de Ponta Grossa estão se preparando para o retorno dos alunos às aulas presenciais. Após consulta da Secretaria Municipal de Educação às famílias, pelo menos 70% das crianças devem retornar para a sala de aula, estudando no sistema híbrido. O restante estudará somente de maneira remota.

Desta forma, com a escolha, os alunos do sistema híbrido farão 50% dos estudos na escola e 50% em casa, com atividades para serem realizadas no acompanhamento do Programa Vem Aprender. Eles irão para a escola, presencialmente, a cada duas semanas.

Para a professora Simone Pereira Neves, secretária de Educação, o número indica confiança e a vontade da população em retomar as aulas. "É um indicativo muito relevante para que nós tenhamos dimensão da importância deste trabalho que estamos realizando, com o máximo de cuidados. Por meio das equipes gestoras dos CMEIs e das Escolas, nós abrimos um grande diálogo sobre o retorno às aulas presenciais e esta foi uma resposta espontânea da comunidade", observa a Professora Simone.

Para orientar o retorno seguro, os profissionais das unidades escolares receberam o Protocolo de Biossegurança feito pela SME e homologado pelo Comitê de Combate à COVID-19 – além de equipamentos e recursos para limpeza e proteção. O documento indica diversas ações que precisam ser tomadas para esta nova rotina nas escolas e CMEIs. O dia a dia dos alunos não será o mesmo, a começar pelo uso da máscara, que terá que ser permanente. Na entrada e ao longo do dia, haverá medição de temperatura e uso constante de álcool em gel, água e sabão. Os alunos precisam manter distanciamento dos colegas e o cumprimento deve evitar o contato físico.

Mesmo com tantos cuidados, os professores deixam claro que a escola continuará sendo o espaço acolhedor que sempre foi para as crianças. "É claro que o carinho não fica de lado, porque a escola precisa continuar sendo aquele lugar gostoso. Nós estamos aqui para acolher e ensinar. A única diferença é que agora, não podemos abraçar os coleguinhas ou dar aquele beijo na professora", conta a professora Mary Baniski, da Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, que agora dará aulas com máscara de rosto e face shield (máscara de acrílico).

Quatro unidades com alterações de data

Entre todas as 152 unidades de ensino, quatro delas terão alterações na data de retorno. A Escola Municipal Professor Faris Antônio Michaele voltará com parte das turmas, por estar em obras. Na Escola Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, o retorno será após o término de obras no telhado – nos dois casos, o cronograma foi alterado devido às chuvas de janeiro e fevereiro. Já outras duas unidades novas, no Conjunto Habitacional Costa Rica, também iniciarão em março: O CMEI está sendo finalizado pela construtora, enquanto a nova escola está em processo de alocação dos funcionários.

Em todos os casos, a previsão de retorno presencial é para março. Todos os alunos permanecerão no ensino remoto, retirando as atividades normalmente nas escolas. A data do retorno será informada aos pais pelas equipes gestoras.

Compartilhe:

Leia também

Prefeita Elizabeth Schmidt apresenta demandas estruturantes de Ponta Grossa em BrasíliaDoações de áreas são discutidas com a Superintendência de Patrimônio da União
Publicidade

Mais Lidas

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Voltado a servidores, 2º Seminário sobre TEA de Castro acontece nesta sexta-feira (22)

Telerregulação deve acelerar espera por consultas reumatológicas

Programa fortalece pequenas empresas lideradas por mulheres em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia