Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

ACIPG, UEPG e UTFPR lançam Programa de Desenvolvimento Econômico nos bairros

Comunidade do Parque dos Pinheiros será a primeira a ser contemplada com a proposta

ACIPG, UEPG e UTFPR lançam Programa de Desenvolvimento Econômico nos bairros
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Diversos estudos apontam que os efeitos econômicos mais impactantes, ocasionados pelas medidas restritivas foram sentidos nas micro e pequenas empresas, e também nos empreendedores individuais, ou seja, a pequena economia que parte expressiva estão concentradas nos bairros das cidades. Em virtude disso, a ACIPG, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolvem a partir do mês de agosto o Programa de Desenvolvimento Econômico (PDE) no bairro Parque dos Pinheiros com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável de maneira localizada, em Ponta Grossa.

De acordo com Sérgio Ditkun, professor da Universidade de Negócios da ACIPG e coordenador do PDE, explica que as empresas de médio e grande porte, de maneira geral, possuíam lastro suficiente para suportar os impactos causados pela paralisação imposta para o controle da transmissão da COVID-19. “Por outro lado, as MEIs, micro e pequenos empresários, normalmente trabalham com capital de giro para poucos ou nenhum dia, estando sempre dependentes de seu faturamento diário para continuar com suas atividades econômicas. Na mesma situação encontram-se os trabalhadores informais e/ou autônomos, que em muitos casos, tiveram cessadas suas fontes de receita”, disse.

A professora Cleise Tupich Hilgemberg, coordenadora do Centro de Educação Empreendedora da UEPG (CEE-UEPG) comenta que o objetivo geral do programa se sustenta em “promover o desenvolvimento local sustentável das regiões da cidade, por meio da atuação das instituições envolvidas, fundamentado em quatro pilares essenciais: Negócios, Formação, Integração e Políticas Públicas. “Vale destacar que este programa não possui cunho político partidário, tampouco caráter ideológico ou religioso. O Parque dos Pinheiros é uma comunidade com aproximadamente 4 mil moradores e que se encontra num momento interessante de seu desenvolvimento, com o surgimento de empresas de alcance local, com estruturas adequadas nas áreas educacional e de saúde, e apresenta uma miríade de entidades religiosas, mostrando a estruturação bastante forte do tecido social da comunidade. Pode-se dizer que a atuação da academia e da ACIPG, levando conhecimento, tecnologia e ciência para o bairro, potencializará esse desenvolvimento”, explica Cleise.

Representante da UTFPR na parceria, o professor Nelson Canabarro elucida que o projeto terá a princípio 5 fases para a sua implementação. “Iniciaremos com a sensibilização da comunidade do Parque dos Pinheiros para aderir ao projeto, o passo seguinte é realizar levantamento socioeconômico da população para conhecer os potenciais existentes, para então junto com a comunidade elaborar o Plano de Desenvolvimento Econômico para o Parque dos Pinheiros. A participação da comunidade é essencial para identificarmos os potenciais negócios, treinamentos e as necessidades da comunidade em geral e criar a Câmara de Desenvolvimento do Parque dos Pinheiros, para desenvolver juntamente com o acompanhamento do trabalho da comunidade, um aplicativo de negócios do bairro”, explica Canabarro.

A diretora de Políticas Públicas e Parcerias Privadas, Sandra Mara Queiroz, comenta que o PDE visa a potencializar a micro economia de cada bairro, os informais, as donas de casa, que pretendem ter ou que já tem um negócio. Para isso, o programa buscará incentivar a economia viabilizando que os moradores se conheçam, que troquem ideias ampliando a integração, ampliando o raio de negócios dentro da comunidade. “O intuito também é promover a formação com as entidades envolvidas, e consequentemente criar lideranças para garantir a representatividade. A intenção é iniciar no Parque dos Pinheiros, implementar nos outros bairros e depois realizar rodadas de negócios entre eles, integrando toda a economia da cidade”, finaliza a diretora.

Compartilhe:

Leia também

Doutores Palhaços apresentam espetáculo de final de ano no dia 16 de novembroTeatro Marista recebe a peça "Tiburcia no País das Maravilhas", com sessão acessível em Libras
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
ACIPG, UEPG e UTFPR lançam Programa de Desenvolvimento Econômico nos bairros | Correio dos Campos