COM ASSESSORIAS - A ACIPG Mulher apresentou nesta semana o seu planejamento estratégico para os próximos meses de 2022. As ações foram demonstradas em reunião realizada na última terça-feira (08), na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
O conselho formado por mulheres empreendedoras definiu novos eixos de atuação, bem como apresentou os projetos que serão implementados nos próximos meses. A partir deste ano a ACIPG Mulher tem seu trabalho baseado em três eixos: Pilar de Promoção, Acolhimento e Manutenção (PAM); Fomento de Negócios (Fone); e Desenvolvimento Integral das Associadas (DIA).
De acordo com a presidente da ACIPG Mulher, Camila Kluppel, o PAM, coordenado por Elaine Albuquerque e Simone Marques Rocha, é o pilar responsável por fazer a divulgação do Conselho, a promoção das ações e o acolhimento das novas associadas. "A gente percebeu que muitas vezes alguma integrante vinha participar das reuniões, mas às vezes sem um conhecimento sobre do que se tratava ACIPG Mulher, e agora está se criando um processo para recepcionar cada mulher que chegar no conselho, orientá-la para a Associação e fazer essa integração", explica Camila.
O pilar Fomento de Negócios, que tem a coordenação de Monica Borato e Samaira Siqueira, tem como um de seus principais objetivos fazer a Rodada de Negócios da ACIPG, retomando o projeto que foi realizado durante a pandemia, e é responsável por todos os aspectos que tem a missão de gerar negócios.
Já o pilar DIA tem a coordenação de Lia Salomão e Elisangela Napoli, e cuida do desenvolvimento das associadas, sendo dividido em três partes: intelectual, profissional e financeira; saúde física; e a parte emocional e espiritual, voltada para os cuidados da inteligência emocional.
No planejamento das ações para os próximos meses, o FONE prevê a realização de alguns pilotos da Rodada de Negócios para validação de metodologias e deve expandir para níveis municipal, e rodadas mais abrangentes. Já o PAM vem realizando um trabalho de organização, resgatando antigas participantes, que participaram de antigas gestões, além da previsão da realização de reuniões de acolhimento para as novas conselheiras, onde devem ser explicados os objetivos e apresentação do Conselho.
Nas ações planejadas do DIA está a criação de uma Caminhada Empreendedora, focada na saúde das conselheiras, além de realizar palestras técnicas feitas pelas próprias conselheiras, que falarão sobre temas que elas têm domínio. "Já fizemos este tipo de iniciativa no ano passado e foi muito legal. A conselheira traz o conhecimento dela e pode ajudar no negócio da outra. Serão realizadas atividades de autoconhecimento, análise de perfil comportamental e pesquisas direcionadas para entender as demandas de conhecimento técnico e comportamental das conselheiras para garantir a assertividade desta ação, explica a presidente da ACIPG Mulher. Outra ação prevista para este ano é o 'Desafio Start', onde haverá trocas de consultorias entre as conselheiras. "Algo que a conselheira tem dificuldade e em um questionário ela solicita do que gostaria de ter ajuda, e aí quem tiver a expertise vai atender ela. Ela vai encorajar a dar o primeiro passo, tomar a iniciativa", detalha Camila.
O planejamento apresentado nesta semana é para os próximos três meses, e a presidente da ACIPG Mulher explica que os propósitos da instituição incluem sobretudo ações que fortaleçam e desenvolvam as relações empresariais, o fortalecimento das empresas, geração de negócios e o fomento ao associativismo. "A gente quer um ambiente de negócios, com desenvolvimento profissional, troca de experiências, um ambiente para se criar bons novos relacionamentos, uma riqueza de conhecimento e experiências em que elas muitas vezes vão usar toda a expertise que tem ali dentro. Estando ali você acaba se motivando, é um ambiente que acaba tendo apoio, vendo exemplos de outras mulheres, tem outra visão em relação ao seu negócio", afirma a presidente da ACIPG Mulher. "É um ambiente de crescimento profissional, um lugar de crescimento (repetido), de se desenvolver lideranças, de estar ali para mostrar que a mulher tem seu espaço, que é unida", complementa Camila Kluppel.
Além de Camila Kluppel na presidência, a diretoria da ACIPG Mulher é formada pela vice-presidente Lia Salomão, Denise Wiecheteck e Monica Boratto como secretárias, pela Tesoureira Aline Pavoski e pelas Conselheiras Senior Mery Kosticz, Giorgia Bin Bochenek e Ana Claudia Matuch.