Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

ACIPG é contraria a imunidade de autoridades com a Receita

Presidente do Sindifisco esclarece dúvidas da ACIPG sobre medida do STF

ACIPG é contraria a imunidade de autoridades com a Receita
(Divulgação/ACIPG)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta sexta-feira (6), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), enviou oficio à diversas autoridades e entidades, se manifestando contrária a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal, de quaisquer procedimentos fiscais em curso na Receita Federal relacionados a uma lista de 133 pessoas politicamente expostas, incluindo familiares e ministros do STF.

Nesta semana, o presidente ACIPG, Douglas Taques Fonseca, recebeu na sede da instituição, Rafael Milani, auditor-fiscal da Receita Federal e presidente da Delegacia Sindical em Ponta Grossa, do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional). Milani veio a convite da ACIPG para esclarecer as motivações e impactos da medida do ministro Alexandre de Moraes.

Para Milani, a decisão do ministro blinda autoridades de alto escalão, inclusive integrantes da Corte, e entende que a decisão é arbitrária, pois acaba transformando autoridades públicas em contribuintes intocáveis aos olhos da Receita Federal. "Vale lembrar que segundo noticiado na imprensa, a decisão de Moraes abrangeria entre os 133 contribuintes, o ministro Gilmar Mendes e a advogada Roberta Rangel, mulher do ministro Dias Toffoli", relata o auditor, que ressalta que Raquel Dodge, procuradora-geral da República, recorreu no dia 6 de agosto da decisão do ministro.

O auditor comenta que a categoria está sendo injustiçada e proibida de exercer o papel legal da função. Além do mais, salienta que a igualdade perante a lei é um dos pilares de sustentação da democracia e isto não está sendo cumprido com a determinação. "Em todo o Brasil, há uma mobilização do Sindifisco para sensibilizar a população da gravidade da situação. Entendemos que todos podem ser investigados, ainda mais em casos que apresentem indícios. A Lava-Jato sem os dados do Fisco, fica muito limitada", aponta Milani.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, a situação é um absurdo e demonstra para a população que quem deveria assegurar o cumprimento das leis, beneficia os poderosos. "Nos manifestaremos através de ofícios para os deputados federais e senadores do Paraná, bem como ao próprio STF, solicitando providências quanto ao assunto, como também realizaremos uma campanha de conscientização para a população", disse.

Fonseca ressalta que a ACIPG é totalmente contrária a essa imunidade à fiscalização. "Ninguém está acima da lei, ninguém está acima dos procuradores da República e auditores da Receita. Ministro do STF e demais autoridades devem obrigações ao Fisco, como recolher devidamente os tributos. Ninguém tem prerrogativas de Foro Privilegiado para questões tributárias, não existe exceção", finaliza Fonseca.

O ofício foi enviado para os deputados federais e senadores paranaenses, como também para o próprio STF.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
ACIPG é contraria a imunidade de autoridades com a Receita | Correio dos Campos