Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Acesso à Atenção Especializada é debatido na região

Acesso à Atenção Especializada é debatido na região
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Agregar valor ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), e fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde. Com essa proposta estão acontecendo as oficinas do programa PlanificaSUS Paraná, na região de abrangência dos Campos Gerais. Na última terça-feira, dia 7, o acesso à Atenção Especializada foi abordado pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa, durante encontro com secretários municipais e tutores do programa na 21ª Regional de Saúde. “O Consórcio atua na região como atenção especializada. E, para uma boa organização, precisamos nos comunicar organizadamente com a Atenção Primária”, explica, destacando ainda a articulação dos sistemas de apoio e logística.

Conforme a diretora, o acesso dos usuários ao Sistema de Saúde se inicia nos municípios com a Atenção Básica à Saúde. Mas com alguns pacientes seguindo tratamento, encaminhados à Atenção Secundária. “Nós compartilhamos esses pacientes. Por isso, os processos, bem como a comunicação, devem estar alinhados”, esclarece.

Para se chegar às especialidades, as Unidades de Saúde devem “estratificar” os pacientes, conforme os riscos. “O compartilhamento e a transição do cuidado devem ser baseados em protocolos clínicos e evidências científicas”, explica Pâmella. “Assim a pessoa diabética, ou hipertensa, por exemplo, chega à sua Linha Guia adequada para seguir tratamento na atenção especializada”, complementa.

Oferecer um serviço mais resolutivo aos pacientes, evitar retrabalho nas mais diversas esferas, melhorar a eficiência dos recursos destinados à saúde. Todos esses fatores estão em foco ao se debater o PlanificaSUS, e o acesso à Atenção Especializada. Outra questão abordada dentre os processos de transição é o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de consultas e exames com especialistas. “Sabemos que ainda lidamos com filas, além da questão do absenteísmo de pacientes. Mas com a organização da Rede, além do fortalecimento do Consórcio, estamos conseguindo sanar”, finaliza a diretora do Consórcio.

Formação de tutores

Nesta quarta-feira, dia 8, ocorreu nas Regionais de Saúde que compreendem os Campos Gerais, 3ª e 21ª, novas oficinas de formação de tutores do PlanificaSUS. Esta é a 3ª etapa do Programa no Estado, conforme proposta do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Acesso à Atenção Especializada é debatido na região | Correio dos Campos