Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Ação reúne cerca de 60 voluntários para revitalização de asilo em PG

Iniciativa fez parte de evento que aconteceu simultaneamente em outros 444 municípios brasileiros

Ação reúne cerca de 60 voluntários para revitalização de asilo em PG
(Fotos: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Em um dia de mutirão, cerca de 60 voluntários e 11 instituições parcerias realizaram modificações significativas na Colmeia Espirita Cristã Abegail, lar de idosas localizado no bairro do Cinto Verde, em Uvaranas. A iniciativa contou com a pintura do muro da fachada, revitalização de uma área ociosa para criação de uma horta, doação de fraldas geriátricas e atividades lúdicas com as senhoras.

A ação foi organizada pelo jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Júnior, como atividade do curso Renova BR Cidades, que aconteceu simultaneamente em 445 municípios brasileiros. De acordo com ele, a iniciativa consistia em gerar uma benfeitoria de impacto permanente em entidade ou bem público por meio do voluntariado. "Por intermédio de uma amiga conheci a Colmeia e foi passado que a instituição contava com uma parte do terreno que era improdutivo e que lá poderia ser criada uma horta para fornecer alimentação para as moradoras na instituição", conta organizador, que assumiu ainda o compromisso de fazer a pintura do muro da fachada que estava toda desbotada.

Dezenas de voluntários entre professores e acadêmicas da Unisecal, juntamente com colaboradores da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), se dedicaram à pintura do muro e parte desta equipe ainda preparou o almoço para os demais envolvidos na atividade. José Carlos Schorowzaky, que já trabalhou com pintura e ficou sabendo pela imprensa da ação, decidiu participar junto com a esposa, Diva Gomes. "Não ajudei no trabalho braçal, mas conversei bastante com as idosas. Elas são muito carentes. Isso faz muito bem para a gente também", comenta Diva, orgulhosa do marido que auxiliou na pintura.

Mais de 20 acadêmicos do curso de Agronomia da Unicesumar ficaram responsáveis pela horta. O terreno estava coberto por grama e mato e foi utilizado, além das enxadas e ferramentas, um equipamento agrícola emprestado pela instituição de ensino superior para preparar a terra e deixa-la pronta para o cultivo de legumes e hortaliças.

Ao todo 11 instituições, entre empresas e entidades, foram parceiras na ação. O organizador conta que as tintas foram doadas pela Construtora Prestes, através do Instituto Vida Prestes. Já os pincéis, rolos, bandejas entre outros materiais foram cedidos pela Construtora Pátria. A panificadora Belle Pane colaborou com sanduiches, enquanto a J&G Cia de Vendas doou biscoitos de polvilho para a alimentação dos voluntários, que foi complementada com cachorro quente. O Núcleo do Produtor e feirantes da Benjamin Constant também colaborou com mudas e sementes para horta e a Catarse Assessoria e Comunicação atuou na divulgação do evento. "Contamos ainda com instituições e pessoas que doaram fraldas geriátricas para as idosas e se dedicaram para conversar com elas. A [Organização Não Governamental] Doutores Palhaços – SOS Alegria também enviou voluntários para alegrar as 30 senhoras que vivem no local. Com todo esse empenho, custos divididos, ficou mais fácil ajudar e fazer da ação um sucesso", explica Edson.

Para Diana Galone Somer, assistente social da Colmeia Espirita Cristã Abegail, a ação realizada no sábado deve ser comemorada porque traz benefícios que vão além das verduras frescas e da revitalização do muro. "Estes novos vínculos são muito importantes e esta ação proporcionou, além da horta e da pintura da fachada, com que as idosas conhecessem outras pessoas, o que também é necessário. Elas sentem muita falta disso, das 30 idosas acolhidas, apenas 12 tem contato familiares. Por isso, a movimentação, as conversas e a interação com os Doutores Palhaços foram fundamentais para o dia ser mais feliz", finaliza.

Todas as ações foram documentadas em fotos e vídeos pelos alunos de Publicidade e Propaganda da Unicesumar e devem ser disponibilizadas em breve.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria

Leia também

Prefeitura publica adendo à Chamada Pública nº 7/2025 sobre jornada de serviços médicos
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia