Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

51º Fenata prestigia o universo do Palhaço

Os palhaços Madaleno e Tiburcia da ONG Doutores Palhaços farão a abertura do evento

51º Fenata prestigia o universo do Palhaço
(Foto: Caiuá Franco- SP)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A 51ª edição do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG) inicia nesta sexta-feira (03), com início às 20h no Cine-Teatro Ópera, com um diferencial considerando as edições anteriores, pois em formato de mostra, prestigia a palhaçaria, considerada como base da interpretação cênica no mundo. O Festival em 2023 terá na abertura do evento os atores Bruno Madalozo e Micheli Vaz, fundadores da Organização Não Governamental, Doutores Palhaços – SOS Alegria.

O diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Nelson Silva Júnior, comenta que o Fenata, em 2023, entra em uma nova fase, deixando de ser premiativo, assumindo uma dimensão de mostra de teatro, mas principalmente, que passa a ter uma linha curatorial. "Observamos em edições anteriores do Fenata, que a palhaçaria era muito presente e de muita qualidade. No ano passado, por exemplo, as peças deste segmento trouxeram um público intenso e participativo", explica Silva Júnior.

"Neste aspecto curatorial, entendemos que em Ponta Grossa, temos uma a palhaçaria de muita qualidade, coordenada principalmente pelo Bruno Madalozo e Micheli Vaz, que também são da ONG Doutores Palhaços. Desta forma, em planejamento já fixado no início deste ano, definimos a palhaçaria como a linha mestra da 51ª edição do Festival", relata o responsável pelo Fenata, apontando que isso é perceptível pela quantidade de espetáculos com palhaços e pelo cartaz do evento.

Madalozo destaca que a utilização da palhaçaria no Fenata demonstra o reconhecimento de uma arte sensível e milenar. Segundo ele, pelo bom trânsito dos coordenadores da ONG com o cenário artístico, foi possível trazer elencos e atores renomados. "Auxiliamos a UEPG no contato com autoridades da palhaçaria no Brasil e no mundo. Com certeza, o público ponta-grossense terá a oportunidade de conhecer referências nacionais e internacionais do universo do palhaço", pontua.

"Entendo que o Bruno e a Micheli, por meio dos Doutores Palhaços, como em outras atividades que desenvolvem na palhaçaria em outros grupos, tem um papel importante no cenário artístico e cultural da cidade. Em virtude disso, considero todo o envolvimento deles no Festival como uma homenagem ao trabalho que eles desenvolvem não apenas em Ponta Grossa, mas que já chega em outros estados do país", finaliza Silva Júnior.

A Palhaçaria na 51ª edição do Fenata

Nesta sexta-feira (03/11), os coordenadores Bruno Madalozo e Micheli Vaz fazem a abertura do Festival, no Cine-Teatro Ópera, que contará com o espetáculo 'Moby Dick e os Caçadores de Baleia', produção da Cia de 2, de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, que é a convidada para o espetáculo de abertura.

No sábado (04/11), o destaque fica para o ator ponta-grossense, Alisson Andrei, voluntário da ONG Doutores Palhaços, estrela o espetáculo 'Olirrô – o pintor'. Enquanto neste domingo (05/11), os coordenadores Bruno Madalozo, Micheli Vaz e a atriz Larissa Brandão protagonizam, o 'Grand Cirque de Colher', ambos já estão com os ingressos esgotados e acontecem no Sesc Estação Saudade.

Na segunda-feira (06/11), no Cine-Teatro Ópera, o espetáculo principal será de Palhaçaria Feminista, com um elenco que acreditam na potência transformadora do riso, na leveza, na criatividade e na liberdade de ter voz, com o 'Circo de Só Ladies'. O espetáculo, conta com o artista transmasculine não binárie, palhace, artista da cena, educadore, musiciste e designer. Formade pelos Doutores da Alegria, The Clown School em Los Angeles e SP Escola de Teatro, Theo Oliveira.

Na terça-feira (07/11), o destaque é para o Ésio Magalhaes de Campinas, interior de São Paulo, com o espetáculo em 'WWW para Fredom - De que liberdade estamos falando? É preciso guerra para estar em paz?', no Cine-Teatro Ópera.

Do Rio de Janeiro, na quarta-feira (08/11) a atração é o palhaço e ator Marcio Libar, premiado pelo Cirque Du Soleil, em Monaco e que recebeu o prêmio Nariz de Prata no Festival de Circo de Monte Carlo. Libar é o idealizador do Grand Cirque du Messiê Loyal, que já contou com a participação de dezenas de artistas de filmes e novelas brasileiras. Ele irá protagonizar 'O progoeiro', na quarta-feira (08/11), no Cine-Teatro Ópera.

Também na quarta, no Cine-Teatro Ópera, o ator Marcio Douglas, do estado de São Paulo, conhecido como o Klaus, interpreta no espetáculo 'Animo Festas' uma figura sombria, que revela a máscara do palhaço com humor ácido e sarcasmo, um palhaço que conta sobre a sua sobrevivência em festas infantis.

Na próxima quinta-feira (09/11), o ator Lourenildo Leite Macedo, de Curitiba, que também é voluntário da ONG Doutores Palhaços, será o protagonista do espetáculo 'PsiLOROgia', em que Loro, um quase psicólogo, criou sua própria abordagem terapêutica que busca levar sentido para a vida das pessoas. Ainda na quinta, o ator e palhaço Tiago Marques que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e mestrando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas e que atua há quase 15 anos atua como Palhaço Ritalino, protagoniza o espetáculo 'O Carteiro', ambos no Sesc Estação Saudade, com entrada franca.

Como atração internacional, no Cine-Teatro Ópera, o Fenata contará no Cine-Teatro Ópera, com o espetáculo 'Cuidado: um palhaço mau pode arruinar sua vida', com os atores Fernando Chacovachi e Maku Fanchunlini, vindos da capital da argentina Buenos Aires. Chacovachi, renomado é internacionalmente nas artes circenses, e interpreta o palhaço bufão argentino, conhecido como El payaso rebelde.

A entrada é livre em todas as peças, exceto as realizadas no Cine-Teatro Ópera no período noturno. O ingresso custa 20 reais a inteira e 10 reais a meia entrada. A venda será feita no prédio da Proex: Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 129, no Centro de Ponta Grossa, das 08h às 17h. Para a peça "A Luta", o ingresso custa 50 reais a inteira e a 25 reais a meia. Os ingressos também serão vendidos 30 minutos antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro.

Para a abertura, os ingressos também serão vendidos direto na bilheteria do Cine-Teatro Ópera, a partir das 18 horas desta sexta-feira.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia