Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

4,1 mil alunos realizam a Prova SAEB em Ponta Grossa

4,1 mil alunos realizam a  Prova SAEB em Ponta Grossa
(Divulgação/PMPG)
Publicidade
IMPRENSA/Ponta Grossa - Os 4,1 mil alunos do 5º ano das 85 escolas municipais de Ponta Grossa começaram a responder, neta terça-feira (29), às questões de Matemática e Língua Portuguesa da Prova SAEB, realizada em todo o Brasil a cada dois anos. As crianças, que possuem entre nove e dez anos, respondem 44 questões durante 2h30, com organização e supervisão do Instituto Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

As médias obtidas pelas escolas municipais na Prova Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada município. Em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma mobilização junto a escolas e alunos, com formação de professores e envolvimento da comunidade escolar, para melhorar o desempenho. A nota atual é de 6,3. Com base na avaliação de 2019, a nova nota será divulgada em 2020.

A diretora Ana Cláudia Scepanik Dias, da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, está confiante no avanço da escola, que recebeu a equipe de provas já nesta terça (29). "A preparação foi muito intensa e produtiva. Estamos muito confiantes, porque tivemos um trabalho muito bom feito ao longo do ano, com a formação dos professores e com os alunos. A expectativa é de termos realmente um avanço no índice. Acredito que esse caminhar fez com que chegássemos no dia de hoje com uma tranquilidade maior. Foi um aprendizado bem rico", afirma a diretora.

A aluna Isabela Aparecida Lendzion foi uma das participantes na Escola Zilá. Como gosta de matemática, não achou as provas difíceis. "Tem tudo o que a gente trabalhou no ano inteiro. A prova de Português tem bastantes textos, é só interpretação de texto. A de matemática foi mais fácil, mas é porque eu gosto. Não tinha nada que a gente não tenha visto na escola, fizemos simulados e estivemos o ano todo aguardando", afirma a estudante.

Amostra

Além das turmas do 5º ano, uma única turma do 2º ano do Ensino Fundamental de Ponta Grossa também fará a prova, em caráter amostral. Será a Escola Municipal João Maria Cruz, em Uvaranas. O objetivo é avaliar o nível de alfabetização dos estudantes desta série, que possuem entre seis e sete anos.

Ampliar políticas públicas

Mais do que avaliar a escola pública, a função da prova é direcionar políticas públicas para a melhoria da qualidade do aprendizado. Valéria Marques de Oliveira, consultora do Programa Formar, conta que um dos resultados diretos da avaliação é a constituição da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018 e que serviu para unificar um currículo para todo o país.

"O importante não é a competição, esse ranking que se cria em torno da nota. O importante é que as pessoas se mobilizam para que suas escolas e suas redes aprendam mais, e com isso garantem uma nota melhor. O legal é observar que, por trás dessa nota, existe um resultado pedagógico", afirma Valéria. "Então, estamos dando mais oportunidade para o aluno aprender a ler mais e a ler melhor, para ele aprender a fazer cálculos, lidar com situações-problema, de uma forma que, antes, a gente não olhava. Agora, com esse resultado, a gente impulsiona as lideranças a trabalharem mais, em função de uma aprendizagem melhor. Esse é o grande resultado dessa avaliação, fazer com que nossos alunos aprendam mais", acredita a consultora.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia