Correio dos Campos

Ponta Grossa lança manual inédito para padronizar e tornar calçadas mais acessíveis

Novo manual vai orientar a construção e reforma de calçadas em Ponta Grossa, visando a mobilidade urbana e qualidade dos passeios no município
4 de setembro de 2025 às 17:54
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa está dando mais um passo para se tornar uma cidade com calçadas melhores, passeios mais agradáveis e inclusivos com o lançamento do inédito Manual de Calçadas – CAMINHA PG. Idealizado pela Prefeitura e realizado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), o documento técnico fornece diretrizes claras para a construção e reforma de passeios públicos.

O objetivo é superar alguns dos maiores desafios locais: as declividades acentuadas do terreno e a falta de padrão nos passeios, que historicamente dificultam a composição de calçadas regulares e seguras para todos.

A prefeita Elizabeth Schmidt enfatizou a importância da iniciativa: “Estamos superando mais uma dificuldade histórica em nossa cidade. O “Caminha PG” não só garante acessibilidade e segurança, mas também valoriza os imóveis, embeleza a cidade e promove a mobilidade urbana sustentável, garantindo o direito de ir e vir de cada cidadão e tornando a caminhada uma atividade ainda mais agradável”, destaca a prefeita.

Além de ser um grande apoio para os ponta-grossenses manterem suas calçadas regulares e acessíveis, o manual é também resultado de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), atendida pelo município. Em um primeiro momento, a cartilha assume caráter de orientação, servindo como um guia detalhado para que munícipes, construtoras e lojistas possam executar, de maneira correta e acessível, os passeios. Em uma fase posterior, as orientações serão transformadas em exigência legal – o decreto de regulamentação destas regras está em elaboração pela Prefeitura Municipal.

“Por meio deste manual, construir da maneira correta, facilitando uma boa caminhada para todos os pedestres, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, ficará muito mais fácil. A tarefa de construir uma calçada que facilite a passagem, sem obstáculos, estará ao alcance de todos. A equipe técnica do IPLAN estará à disposição para eliminar qualquer dúvida nesse sentido”, considera Rafael Mansani, presidente do IPLAN.

AMPLA PESQUISA

O IPLAN identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres para transformar essa realidade, aponta a arquiteta Julianna Pedroso Mendes, diretora de Planejamento Urbano do órgão. “A normalização dos passeios vem fortalecer a inclusão e segurança, promovendo mobilidade urbana através da garantia do direito de ir e vir”, resume. O manual traz soluções para diferentes cenários, incluindo vias com inclinações, garantindo pisos antiderrapantes, rampas de acesso e a largura mínima necessária para a circulação. A cartilha estará disponível para download na página oficial do IPLAN (iplan.pontagrossa.pr.gov.br) e também na página inicial do site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (pontagrossa.pr.gov.br).