Curso de Técnico de Som para Produções Culturais chega à Ponta Grossa

COM ASSESSORIAS – A partir do dia 05 de setembro, Ponta Grossa recebe o curso “Técnico de Som: Qualidade e Sustentabilidade”, realizado pela Dali Projetos Criativos em parceria com o SATED Paraná (Sindicato dos Artistas e Técnicos das Artes Cênicas e Audiovisual) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O curso é gratuito e tem como objetivo capacitar técnicos, artistas, estudantes de artes e interessados na área de operação e manutenção de equipamentos de áudio, com foco em produções culturais. A capacitação é aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal.
O curso possui carga horária de 50 horas, divididas entre aulas teóricas, práticas e uma visita técnica. As aulas serão ministradas pelos professores Vinicius Taborda, docente e produtor musical, e Luiz Maurício Bucholdz, que atuou como Técnico de Ensino Sênior no SENAI de Ponta Grossa por quase 30 anos. Entre os conteúdos abordados estão: fundamentos do som, equipamentos de áudio e softwares de edição de som, uso e montagem de mesa de som, leitura de projetos sonoros, microfonação, entre outros.
Vinicius observa que existe uma demanda grande no mercado para a área de técnico de som e complementa: “São vários conhecimentos que vão qualificar em tantas áreas que o áudio está imerso”. Além disso, ele expõe que é essencial para os profissionais entender desde a captura e tratamento do áudio até as questões de fluxo de sinal, tópicos que serão abordados no curso”.
Para Luiz Maurício, que também possui experiência na área de Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, o diferencial deste curso é a abrangência do público-alvo: “Nossa metodologia nos permite trabalhar tanto com profissionais que já atuam na área quanto com pessoas que estão começando agora.”
O curso já passou por Londrina, Cascavel e Guarapuava. Além de Ponta Grossa, os municípios de Curitiba, Francisco Beltrão, Maringá e Paranaguá também irão receber o curso. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e ensino médio completo ou em andamento.
REGISTRO PROFISSIONAL
Para a atuação como Técnico de Som em Espetáculos de Diversões, o trabalhador precisa de um registro profissional conhecido como DRT. Esse registro é definitivo, vitalício e válido em todo o território nacional, não sendo necessária renovação.
No Paraná, quem emite o Atestado de Capacitação para o registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho é o SATED. O sindicato, ao avaliar a ementa e estrutura do curso de Técnico de Som, produzido pela Dali Projetos Criativos, aprovou a formação como um dos requisitos para a emissão do Registro.
Assim, os alunos que tiverem no mínimo 75% de frequência no curso poderão dar entrada no pedido de seu Atestado de Capacitação ou no processo de emissão do seu DRT, apresentando os seguintes documentos: certificado de aprovação no curso conveniado; comprovação de um trabalho nos últimos 12 meses e certificados de NR10 e NR35. Além disso, os alunos também terão 50% de desconto nas taxas.
Informações sobre o curso
Período: 05 a 26 de setembro
Horário: 18h às 22h (sextas-feiras) e das 8h30 às 17h30 (sábados).
Carga horária: 50h
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. R. Doutor Washington Subtil Chueire, 330 – Jardim Carvalho, Ponta Grossa – PR, 84017-220
Inscrições: https://forms.gle/DrRKtAHknR2W6TsM6