Sem receber vacina da gripe, PG reorganiza sistema de distribuição de doses

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta terça-feira (1º), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou um novo remanejamento de doses da vacina da gripe para garantir o abastecimento, mesmo que de forma temporária, em todas as 24 salas de vacinação na cidade de Ponta Grossa. Apesar do pedido de novas doses realizado pela FMS à Secretária de Estado da Saúde (Sesa) há quase um mês, no dia 03/06, o estoque de imunizantes no Município não foi reposto.
“Sempre reforçamos a importância da vacinação como uma forma de prevenção coletiva, especialmente para os públicos-alvo da imunização contra a gripe, e por isso não estamos medindo esforços para distribuir nossas doses entre todas as Unidades de Saúde com salas de vacina”, explica a presidente Liliam Brandalise. Desde maio, a vacinação contra a gripe está aberta para toda a população acima dos seis meses de idade.
Considerando os públicos-alvo da vacinação, a cobertura de imunização em Ponta Grossa está, em média, na marca de 40%. “Independente do cenário de momento, é fundamental que, principalmente idosos, crianças e gestantes busquem a vacinação em nossas unidades e também no Ônibus da Vacina”, frisa Stela Godoy, coordenadora do Departamento de Imunização da FMS.
É importante ressaltar que, mesmo com contato constante junto a Sesa e o pedido diário por atualizações sobre a solicitação realizada em junho, não há uma previsão para o recebimento de novas doses da vacina da gripe para Ponta Grossa.