Curso gratuito qualifica mulheres em aplicação de revestimento cerâmico em Ponta Grossa

COM ASSESSORIAS – No último sábado, ocorreu a formatura da primeira turma do curso gratuito de qualificação profissional voltado exclusivamente para mulheres atendidas por programas sociais do município, por meio do programa Dona de Mim. A Casa da Indústria Campos Gerais, por meio do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) do Sistema Fiep, foi parceiro da Prefeitura de Ponta Grossa e do Senai, na iniciativa.
A capacitação, com foco em aplicação de revestimento cerâmico e porcelanato, teve carga horária de 40 horas e ofereceu novas oportunidades no mercado de trabalho. Pela Prefeitura de Ponta Grossa, atuam no Programa Dona de Mim, a Agência de Inovação, Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa e Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.
Priscilla Garbelini Jaronski, diretora executiva da Casa da Indústria, conta que a ideia deste curso específico surgiu a partir de uma carta que a prefeita recebeu, de uma moradora pedindo um curso na área da construção. “A Casa da Indústria, juntamente com os sindicatos, respondeu rapidamente ao pedido da prefeita para tirar esse sonho do papel. É muito gratificante poder atender a uma demanda real da cidade e ver essas mulheres capacitadas para o mercado”, disse diretora, que destacou que o curso foi patrocinado pela Casa da Indústria, por meio do Sindimadeira, Sindimetal, Sinduscon e o Núcleo das Indústrias de Ponta Grossa (NDI), da ACIPG.
A prefeita Elizabeth Schmidt reforçou o compromisso com a transformação social e destacou que o poder público existe para melhorar a vida das pessoas e que as parcerias potencializam essa transformação. “Cada um de vocês é uma semente plantada para o futuro. Ser ‘dona de si’ significa ter autonomia para escolher seu caminho, e esse curso é um passo importante nessa jornada.”
Lúcio Rogoski, representante do Sinduscon nos Campos Gerais, ressaltou a relevância da qualificação profissional. “É essencial oferecer oportunidades para quem mais precisa, especialmente em um mercado com escassez de mão de obra. A parceria entre sindicatos e Prefeitura foi fundamental para o sucesso desse curso.”
Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa, agradeceu aos parceiros e celebrou a conquista das alunas: “Hoje é um dia de celebração. O certificado que vocês receberam vai além de um documento – ele representa transformação e empoderamento. Que ele seja o início de uma nova trajetória profissional”, salientou Tônia, que adiantou que a Prefeitura e o próprio Sinduscon auxiliarão na colocação das formandas no mercado de trabalho.
O curso aconteceu tanto na Casa da Mulher, para os módulos teóricos, com também no prédio da FASPG na parte prática. Camila Calisto Sanches secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social e responsável pela Casa da Mulher de Ponta Grossa, disse que o espaço não existe apenas para acolher vítimas de violência doméstica.
Segundo ela, esta formação representa muito mais, é uma entrega para todas as mulheres que buscam independência. “Não queremos atuar apenas quando a violência já aconteceu; nosso papel é capacitar, qualificar e abrir portas no mercado de trabalho antes que qualquer ciclo de violência se inicie.”
Reforça a presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, que esta é a essência do proposito do curso: prevenir através da educação, da qualificação profissional e do empreendedorismo. “Quando uma mulher conquista autonomia financeira, ela ganha poder sobre sua própria vida. E é isso que transforma realidades – não apenas individualmente, mas em toda a sociedade, finaliza Tatyana.