Correio dos Campos

ACIPG debate população em situação de rua em Ponta Grossa

3 de abril de 2025 às 17:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) vem debatendo a questão das pessoas em situação de rua no município. Um encontro promovido na semana passada teve objetivo de reunir lideranças, em uma iniciativa do Conselho de Segurança de Ponta Grossa (Conseg) que reuniu representantes de diversos setores do poder público e da sociedade civil organizada.

Presente no debate, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (CIAMP) foi representado pela equipe da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), incluindo sua presidente, Tatyana Belo.

A ACIPG marcou presença por meio do diretor Antonio Renato Galvão, responsável pela pasta de Assuntos Comunitários e Governamentais, que enfatizou a importância de discutir um tema que tem preocupado os comerciantes do centro da cidade. “Esta reunião tem como objetivo alinhar soluções para um problema que se agrava a cada dia. A ACIPG está à disposição para contribuir dentro de suas possibilidades”, afirmou Galvão.

O aumento no número de reclamações relacionadas à população em situação de rua motivou a busca por soluções conjuntas. Durante o encontro, o CIAMP apresentou um panorama das ações em andamento e das medidas ainda necessárias. “Precisamos de uma atuação integrada, envolvendo órgãos de segurança, saúde e o poder público, em articulação com outras entidades. A sociedade civil é fundamental nesse processo de inclusão. É uma questão complexa, e o Comitê não conseguirá avançar sozinho sem o engajamento da sociedade”, destacou Tatyana Belo.

O presidente do Conseg, Elidio Curi de Macedo, explicou que a reunião teve como objetivo dar continuidade ao grupo de trabalho criado para buscar alternativas ao desafio. “Temos um número significativo de pessoas em situação de rua e formamos esse grupo para unir esforços entre sociedade civil e poder público, a fim de melhorar não apenas a vida dessas pessoas, mas também a convivência urbana como um todo”, declarou.

A iniciativa do Conseg e dos demais representantes visa encontrar soluções para um problema crônico em Ponta Grossa. “Estamos construindo propostas efetivas, passo a passo, mas com o compromisso de criar alternativas concretas. O objetivo é garantir um futuro melhor para quem vive nas ruas e mais segurança para a cidade”, concluiu Macedo.