Prefeitura abre consulta pública sobre prioridades e investimentos no município

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa inicia a consulta pública para a execução do Plano Plurianual (PPA), que será válido para o período entre 2026 e 2029. Nesta consulta, realizada de forma presencial e online, a população pode se manifestar destacando o que deve ser prioridade nas políticas e investimentos públicos. Previsto em lei, o PPA é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes, objetivos, ações e metas da administração pública para cada área de atuação.
Na consulta, o participante poderá enviar até três sugestões sobre as mais diversas áreas do município: Ação Social, Feira Verde/Mercado da Família, Segurança Pública, Capacitação e Inovação, Iluminação Pública, Trabalho e Renda, Coleta de Lixo, Meio Ambiente, Trânsito e Mobilidade Urbana, Cultura, Pavimentação/Asfalto, Transporte Coletivo, Educação/Escola/Creche, Saneamento Básico, Turismo, Esporte e Lazer, além da Saúde.
“Este é o momento de a população ser ouvida, indicar quais são as prioridades de investimentos para sua rua, seu bairro. É ouvindo a população que iremos direcionar os recursos públicos arrecadados em nosso Município e atender as demandas que são mais importantes para quem vive o dia a dia da nossa cidade”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
A mesma consulta pública também servirá para embasar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, mecanismo de planejamento que tem como objetivo orientar a elaboração e execução do orçamento do ano que vem, estabelecendo diretrizes, metas e prioridades. Após a finalização da consulta, que vai até o dia 23 de maio, os resultados serão apresentados em uma audiência pública na Câmara de Vereadores.
Como participar?
O formulário do Plano Plurianual estará disponível em um ícone na página inicial do site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br) durante todo o período de consulta. Além disso, em datas pontuais, será feita a distribuição de formulários impressos nos CMEIs e escolas municipais, unidades básicas de saúde, CRAS, Câmara, assim como na Praça de Atendimento do Paço Municipal.