Correio dos Campos

Aliel Machado contribui para a destinação de R$ 14 milhões para a UEPG

Deputado intermediou tratativas entre a Universidade e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Recursos serão aplicados no Complexo de Laboratórios Multiusuários
27 de fevereiro de 2025 às 17:50
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PV) contribuiu para a chegada do novo investimento de R$ 14 milhões para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), anunciado nesta quinta-feira (27). Os recursos provenientes do programa Pró-Infra, da Finep, serão aplicados no Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-Labmu).

Com o objetivo de viabilizar a iniciativa, o parlamentar intermediou a agenda entre a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. A comitiva que esteve em Brasília nesta semana também teve a presença da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; e da presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Giorgia Bin Bochenek.

Aliel reforça que o apoio à ciência e ao ensino público é uma das principais bandeiras do mandato. “Me sinto honrado em poder defender a nossa Universidade, valorizando todo o retorno que ela dá para a sociedade e, em especial, para Ponta Grossa e região. Por meio desses recursos, a UEPG terá acesso a uma infraestrutura mais robusta, que chega para qualificar ainda mais o desenvolvimento científico e o processo de formação. Seguiremos acompanhando os próximos passos dessa iniciativa tão importante”, destacou.

Compromisso

Ao longo da trajetória de 10 anos como deputado federal, Aliel Machado se consolidou como referência no segmento. Em 2021, no momento mais crítico da Pandemia de Covid-19, foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. No período em que esteve à frente da CCTCI, se posicionou em prol da vacinação, além de ter lutado para reverter o corte de recursos ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Por seu trabalho em defesa da ciência e dos cientistas, foi homenageado pela UEPG em 2023 com o título de Dr. Honoris Causa.