Correio dos Campos

Procon Ponta Grossa participa de Mutirão de Negociação de Dívidas

13 de dezembro de 2024 às 12:05
(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

COM ASSESSORIAS – O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa inicia nesta segunda-feira (16) as ações da segunda edição do “Mutirão Renegocia!”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério de Justiça e Segurança Pública, possibilita a negociação de dívidas online, através da plataforma www.consumidor.gov.br, ou presencialmente no Procon Ponta Grossa.

De acordo com o coordenador do Procon, Naim Filho, o mutirão põe em prática as ações de prevenção ao superendividamento e o entendimento de que o consumidor superendividado é aquele que, com sua renda, não consegue arcar com suas necessidades básicas e de seus familiares.

“O superendividamento é um problema que assola diversas famílias. Sendo assim, o mutirão é uma grande oportunidade para que esses cidadãos coloquem suas contas em dia e possam se organizar financeiramente, iniciando 2025 de forma mais tranquila em relação ao orçamento familiar”, comenta Filho.

Como funciona?

Ao participar do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento, possíveis descontos e prazos melhores. Para participar, o consumidor deve utilizar a plataforma consumidor.gov.br, canal de atendimento online que permite a interlocução fácil e direta entre consumidores e fornecedores ou comparecer pessoalmente ao Procon Ponta Grossa, localizado na rua Balduíno Taques, 445 – Centro.

Feito o registro pelo consumidor na plataforma, os fornecedores têm o prazo de 10 dias para dar uma resposta ao cliente.

Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, bancárias e não bancárias, como contas de luz, água e telefone, com exceção de contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e de crédito rural e pensões alimentícias.

Serviço

Procon Ponta Grossa

Endereço: R. Balduíno Taques, 445, 2º andar, Centro – Prédio Clube Guaíra

Horário de atendimento: das 9h às 17h30 – de segunda a sexta-feira

Telefone (42) 3220-1045 / 151