Prefeitura realiza Conecta Agro para fomento de empregabilidade de jovens
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, realizou na última quarta-feira (28) o evento Conecta – edição AGRO, que tem por objetivo fazer conexões entre alunos do Ensino Médio de cursos técnicos em Agronegócio e empresários do setor na cidade que necessitam de mão-de-obra específica. Nesse caso, a mão-de-obra são estagiários e menores aprendizes com uma base de conhecimento na área de atuação.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, o Conecta está em sua segunda edição, sendo a primeira destinada para o setor de Tecnologia da Informação (TI).
“Nesta edição, voltada ao setor de agronegócios, os estudantes dos cursos técnicos apresentaram para representantes do ramo, o que estão desenvolvendo nos cursos técnicos como, por exemplo, quais projetos estão em andamento, quais as competências e habilidades estão em desenvolvimento ou se há algo com potencial inovador”, explica.
Participaram do evento alunos do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), do Colégio Estadual Regente Feijó e do Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu. Os estudantes e professores tiveram a oportunidade de apresentar a base de seus conhecimentos em agronegócios para empresas como Stara, New Holland, Case II, Cocari, Lavoro, Grupo Pitangueiras, K2 Agro e Frísia.
O secretário Municipal aponta que a criação do evento parte da dificuldade que existe de ambos os lados: de um lado, o curso técnico em Agronegócio que ainda não ganhou a devida visibilidade e, do outro, as empresas que muitas vezes recebem currículos de forma aleatória e não alinhados às expectativas da mesma.
“Essas empresas devido à própria rotina de trabalho não dispõe de tempo ou funcionários para ir conhecer os cursos técnicos e descobrir todo o potencial que ele tem a oferecer com seus alunos”, disse.
Pinto destaca que depois do evento Conecta TI, a edição Conecta AGRO vem para estreitar laços e criar um ambiente profissional entre as partes, fortalecendo assim a empregabilidade no setor e valorizando a qualificação desses jovens dos cursos técnicos em Agronegócio. “Trabalhamos nesta gestão para potencializar este network de mão de obra jovem e oportunidades nas empresas”, finaliza Pinto.