Correio dos Campos

Novo livro da escritora Jacqueline de Mattos é prato cheio para apaixonados por gatos

25 de novembro de 2024 às 16:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A autora ponta-grossense Jacqueline de Mattos lança, neste sábado (30), seu mais novo livro dedicado ao público infantil. “No meio do caminho, miados e burburinhos” é publicado pela Editora ABC Projetos Culturais e conta com ilustrações de Wagner Muniz. O lançamento da obra física ocorrerá às 15h30, no SESC Estação Saudade.

O livro acompanha Dona Gegê, uma senhora que ganha novas companhias felinas toda vez que vai ao mercado da vila. A protagonista foi inspirada por uma vizinha que Jacqueline teve quando morou em Brasília, entre 1999 e 2017. Nessa época, ela conheceu Maria Geralda – que, com seus 90 anos, era dona de “saúde invejável e memória impecável”.

Jacqueline faz menção especial à lição que Dona Gegê lhe ensinou e que inspirou a obra. “O ser humano tem medo da velhice, de perder o brilho da pele, a energia e a mobilidade, mas ela saía de casa todos os dias, conversava sobre todos os assuntos. Sempre muito lúcida, querida, brincalhona e independente. Me mostrou que envelhecer pode ser tão bom quanto ser jovem de novo”, finaliza.

A produção foi acompanhada e coordenada pela equipe da ABC Projetos Culturais, que também fez a indicação do ilustrador a partir do estudo das características do texto. “O Wagner se esmerou no projeto, fez desenhos fantásticos. Não é muito comum, para o autor, ter uma linha de comunicação tão direta e clara com o ilustrador, mas esse foi um ponto fundamental para o resultado da obra”, elabora a autora.

A diretora da ABC Projetos Culturais, Alessandra Bucholdz, afirma que o processo de ilustração da obra passou por diversos diálogos entre a equipe, buscando trazer ao leitor a essência da história. “O resultado é um lindo livro ilustrado em aquarela, rico na estética e na composição das cenas, possibilitando uma verdadeira imersão no enredo”, complementa.

Acessibilidade e alcance

Essa é a primeira obra da autora Jacqueline de Mattos que conta com audiolivro, acessado através de QR Code no próprio livro. Além de possibilitar o acesso ao conteúdo a crianças e pessoas não alfabetizadas, o audiolivro também é uma forma de acessibilidade à obra para pessoas com deficiência de visão. “É uma alegria imensa saber que minhas histórias vão chegar a pessoas com baixa visão, na minha própria voz. Pretendo que todas minhas obras tenham esse formato daqui em diante”, enfatiza Jacqueline.