Prefeitura qualifica agentes para atuarem em Grupamento de Operações de Trânsito
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, iniciou, nesta semana, a qualificação de agentes que irão compor o Grupamento de Operações de Trânsito Municipal (GOTRAM). A equipe, composta por integrantes da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária do Município, atuará na prevenção e no combate a crimes de trânsito em Ponta Grossa.
“Esta é mais uma ação realizada no intuito de fortalecer a estrutura de segurança pública do nosso Município”, aponta a secretária de Cidadania e Segurança, Tânia Sviercoski.
“Com a adição do Gotram à fiscalização viária, poderemos atuar de forma muito mais eficiente no sentido de coibir os crimes de trânsito, ampliando assim a proteção da população que utiliza as vias da nossa cidade para os mais diversos fins”, completa.
De acordo com o superintendente de Trânsito e Segurança Viária, João Rodrigo Pontes, os agentes que irão compor o grupamento participam de uma seleção e de um curso multidisciplinar de 30 horas, com ênfase em aulas de condução e de abordagens de segurança com motocicletas, além de legislação aplicada.
“A atuação das equipes irá complementar o trabalho que já é desenvolvido pelo Município em ações de segurança e fiscalização viária, sendo seu principal diferencial o foco no combate a crimes de trânsito como, por exemplo, rachas, direção perigosa e embriaguez ao volante”, explica.
Formação
As aulas teóricas e práticas do curso do Gotram estão sendo ministradas por equipes do próprio município, sendo parte delas desenvolvidas por agentes da própria STSV e por guardas civis municipais do GETAM (Grupamento Especial Tático com Apoio de Motocicletas), equipe especializada em ações de maior complexidade como escoltas de autoridades, acompanhamentos táticos, entre outras situações.
“O trabalho do Getam é amplamente reconhecido pelas forças de segurança de Ponta Grossa e da região e agora está sendo utilizado para formar essa equipe especializada da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.
Todo esse trabalho é realizado através do nosso Centro de Formação da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, que é composto por GCM´S e agentes de Trânsito e que é responsável pela qualificação de todos os agentes de segurança pública ligados à Prefeitura e que, eventualmente, realiza também a formação de agentes de outras cidades”, comenta o comandante da GCM, Alessandro de Macedo.