Projeto Santa Arte proporciona domingo de reflexão, risadas e emoção no Teatro Marista
COM ASSESSORIAS – Aconteceram no último domingo (17), às 16h e às 19h, as apresentações do espetáculo teatral “O Expresso Azul: entre encontros e despedidas”, realizado pelo grupo do Projeto Santa Arte, integrado por pacientes em tratamento na Santa Casa de Ponta Grossa, seus familiares e profissionais de saúde do hospital.
Fruto de uma iniciativa da ABC Projetos Culturais em parceria com a Santa Casa, a peça foi dirigida por Bruno Madalozo, dos Doutores Palhaços – SOS Alegria, com roteiro de Micheli Vaz e Raul Figueiredo, que também foi o encarregado pela direção artística.
Com entrada gratuita e o incentivo a doar um produto de higiene, as apresentações combinadas levaram aproximadamente 600 pessoas à sala principal do Teatro Marista, a maior de Ponta Grossa. A primeira sessão contou com audiodescrição e intérprete de Libras.
“O pessoal da ABC Projetos nos direcionou e entrou de cabeça nessa com a gente, e os Doutores Palhaços tiveram a maior paciência com todos, trazendo todo o conhecimento e preparando o elenco para estabelecer essa conexão incrível com o público”, elogia Vinicius Vieira, assessor da Santa Casa e integrante do grupo.
“Além de emocionar e reunir um grande público, o espetáculo nos revelou algo muito importante: o projeto Santa Arte está cumprindo seu papel na busca de ressignificar o ambiente hospitalar através da arte, que se mostra como valioso elemento terapêutico”, complementa Alessandra Bucholdz, diretora-geral do projeto.
Espetáculo conceitualiza o processo de cura
A peça representa o trem do “expresso azul” como uma analogia às idas e vindas que acontecem todos os dias em ambientes hospitalares da vida real, e os laços que surgem e são fortalecidos nesse período. Histórias diferentes ocorrem em paralelo, intercaladas por outras cenas, culminando em um número musical reunindo todo o elenco.
As narrativas terminam com valiosas lições: duas senhoras em tratamento oncológico demonstram perspectivas completamente diferentes quanto ao cotidiano dentro do hospital, mas aprendem a enxergar o mundo uma pelos olhos da outra, e uma mãe percebe seu descaso com as necessidades especiais do filho quando o profissional de saúde faz coro aos relatos que o professor da criança vinha relatando há muito tempo.
Médicos e enfermeiras também lidam com diversas situações cômicas, como um casal em que a mulher está entrando em trabalho de parto enquanto o marido é quem mais se desespera, e um pai que busca socorro médico para o filho enquanto está embriagado e é “tratado” por um segurança que lhe oferece café e piadas de gosto duvidoso.
“A ideia desse roteiro era olhar para a saúde e para a cura, e mostrar o quanto a arte tem uma participação fundamental no processo de tratamento”, explica a co-roteirista Micheli Vaz. “A cura não é a ausência de doença; ela é o cuidado, é a nossa vida se manifestando e acontecendo todos os dias, como aconteceu no palco do Marista”, conclui.
As apresentações foram ovacionadas pelo público. “A ideia de reunir pacientes e funcionários para interpretarem, com tanta sensibilidade, suas próprias condições e situações de vida foi comovente e inspiradora”, diz o espectador André Victor Bassani. “Foi uma abordagem criativa e humana, que provoca em nós a importância de valorizar cada momento e de aprender a viver intensamente o agora, independentemente dos desafios”, opina a espectadora Bruna Ukrainski.
“No palco, alguns dos integrantes encenaram sua própria história – várias e várias vezes nos ensaios, culminando no espetáculo. Foi uma entrega muito digna deles, e também muito divertida”, afirma Bruno Madalozo, diretor de produção do espetáculo. “Se o público se divertiu, se emocionou e se identificou, e se os alunos ficaram felizes fazendo a peça, tudo valeu a pena”, complementa.
O Projeto Santa Arte, aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio das empresas Postos Mahle, Grupo Fancar, Morro Chato Agropecuária, Supermercado Rickli e Colégio Sepam; conta, também, com o apoio do Colégio Marista Pio XII, do Premium Vila Velha Hotel e da ONG Doutores Palhaços – SOS Alegria. A próxima peça teatral do grupo deve começar a ser ensaiada em fevereiro do próximo ano, com apresentações em abril.
Direção Geral – Projeto Santa Arte: Alessandra Bucholdz/ ABC Projetos Culturais
Direção de Produção – “O Expresso Azul”: Bruno Madalozo
Roteiro: Micheli Vaz e Raul Figueiredo
Direção Artística: Raul Figueiredo
Elenco:
Abda Vaz Madalozo
Bianca Rudnik
Castiel de Assis da Costa
Ederson Lima
Elloah Sophia Koziel Galvão
Emanuelly Pereira do Nascimento
Fernanda Ematne
Gislaine Lieber de Oliveira
Helenton Silva
João Henrique Schiavo
José Urielton Spinardi
Luana Veridiane de Lima
Luiz Rafael Slompo
Márcia Fátima Robles Lemes
Marineia Koziel Galvão
Marisa Estela Hadlich
Marisa Xavier de Assis
Matheus Koziel
Néry Ultramari Batista
Nhara Soraya Paganella Marcondes
Vinicius de Lima Vieira
Vitor Eidam Teixeira
William Eduardo Berbert
Yasmin Aparecida Koziel Galvão