Projeto em PG lança podcast sobre inovação cultural
COM ASSESSORIAS – O cenário de desenvolvimento e inovação cultural de Ponta Grossa tem um novo podcast. É o programa Genius Cast – Inovação como Cultura, um podcast que apresenta aos ouvintes temas sobre a inovação na cidade, como forma de desenvolvimento cultural individual e coletivo. Quatro dos seis episódios já estão disponíveis de forma gratuita no canal do YouTube, Facebook e no Spotify.
Em 2023, Ponta Grossa foi reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do Brasil, ocupando a 55º posição no ranking Connect Smart Cities. Isso motivou a criação de um programa voltado para a valorização das diferentes áreas inovadoras da região. Para Murilo XV, apresentador e responsável pelo projeto, um dos propósitos do podcast é criar um canal de comunicação focado em inspirar o desenvolvimento da capacidade inovadora de toda a comunidade. “Quando pensamos no desenvolvimento do projeto, colocamos como um dos objetivos aproximar a comunidade em geral a assuntos relacionados à inovação, algo que não é tão comum na cidade. Ponta Grossa está caminhando para um futuro mais inovador”, comenta.
O Podcast faz parte de um movimento cultural chamado Genialize. Realizado pela Genius Soluções e Genius Social Cult, o projeto conta com a Coordenação Executiva de Erika Vernek, e com apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). A produção técnica é da Acitripa Produção Visual e direção, roteiro e apresentação de Murilo XV. Todos os episódios foram gravados no Estúdio KZACine.
Nesta primeira temporada, o Genius Cast apresenta seis episódios, com 1 hora de duração em média cada. Em formato de conversa, participaram até o momento os convidados: Jonas Franco, Maria de Fátima, Dangler Simão, Ricardo Pimenta, Gilmar Denck, Dr. Marcelo R. Young Blood e Dr. Mário R. Montemór Netto. A ação conta com o apoio do Ibis Hotel, Rescuer, Planalto Select Hotel, Lúmen Café e Gastronomia e Central Park Estacionamento.
“Buscamos, através do podcast, divulgar diferentes ações e projetos que acontecem na cidade de Ponta Grossa nas áreas de agronegócio, educação, associativismo, saúde, empreendedorismo e cultura. Esses projetos fazem parte da vida dos moradores que, em muitos casos, não sabem da sua existência”, aponta Murilo a respeito da importância de criar um espaço onde é possível desmistificar e discutir diferentes situações da vida cotidiana onde a inovação está presente.