Correio dos Campos

Gestores de Cultura participam de reunião em Ponta Grossa

16 de abril de 2024 às 09:47
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Foi realizado nesta segunda-feira, dia 15, em Ponta Grossa, o 1º Encontro de Gestores Culturais da Macrorregião dos Campos Gerais. A promoção foi da Agente de Referência da Cultura (ARC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), da região, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu gestores culturais de 23 municípios, além de representantes do Ministério da Cultura (MINC).

De acordo com o secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, o objetivo do encontro foi buscar o fortalecimento da cultura na macrorregião dos Campos Gerais e esclarecer aspectos das políticas públicas para o setor, especialmente a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “Este trabalho é muito importante em um momento em que estamos prestes a iniciar a aplicação da PNAB. Trata-se de um espaço para tirar dúvidas e os municípios se fortalecerem”, explica o secretário.

Andressa de Oliveira Silva, representante regional da ARC, destaca que esse é um momento especial para os gestores se conhecerem, trocarem experiências e sanarem as dúvidas relativas ao PNAB. “Esta integração é importante para se traçar metas e desenvolver projetos de forma mais tranquila”, destaca.

A programação começou com uma recepção aos gestores no Museu Municipal Aristides Spósito (Villa Hilda). Na sequência, a Secretaria Municipal de Cultura proporcionou um ‘city tour’ por alguns dos equipamentos culturais da cidade, o que incluiu a Escolinha do Patrimônio, Museu Municipal, Casa da Memória, Concha Acústica, Cine-Teatro Ópera, Conservatório de Música Maestro Paulino e Biblioteca Pública Professor Bruno Enei.

No período da tarde, a Secretaria de Estado da Cultura apresentou a proposta de descentralização da cultura no Paraná. Logo após, Loana Alves Campos, coordenadora do escritório do MINC no Paraná, apresentou detalhes do PNAB e de como os municípios devem proceder. O encontro foi concluído às 16 horas, com uma apresentação especial da Banda Lyra dos Campos.