Correio dos Campos

Suspeito de matar namorada e enviar áudio às filhas dela após crime é réu por ameaçar de morte outra ex-companheira

Paulo Sergio Machado enfrenta processo judicial no âmbito de violência doméstica desde 2019. Homem foi preso na segunda-feira (19) pela suspeita de feminicídio. g1 tenta contato com a defesa dele.
20 de fevereiro de 2024 às 15:19
(Foto: Reprodução/RPC)

Paulo Sergio Machado, de 45 anos, suspeito de matar a namorada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e enviar um áudio às filhas da vítima logo após o crime, é réu em outro processo por ameaça no âmbito de violência doméstica.

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público (MP) e aceita pela Justiça, o homem ameaçou outra ex-companheira por diversas vezes há cinco anos. No processo, constam prints de algumas das mensagens que teriam sido enviadas por ele à mulher.

“Algum dia vou voltar. Quando, não sei, mas não quero te ver com ninguém. Cuide do nosso filho sem colocar outro homem na sua casa ou eu mato você. Um dia eu volto de surpresa, você não me quer, mas sempre vou pesquisar sua vida. Se estiver sozinha, tudo bem. […] Um dia vou voltar de surpresa e te pegar no baile, quando menos esperar vou estar te olhando e voltar pra te matar”, dizem algumas das mensagens.

Paulo foi preso em flagrante na segunda-feira (19) pela suspeita de outro crime, com outra vítima: dois dias antes, a atual namorada dele, Maria da Luz Alípio, de 51 anos, foi morta estrangulada dentro de casa.

O corpo da mulher foi encontrado no sábado (17) por uma das filhas dela, que conta que foi até a residência após receber uma mensagem de áudio de Paulo na qual, na avaliação da Polícia Civil, ele confessa o crime. Ouça mais abaixo.

Réu por ameaça

Suspeito de matar namorada e enviar áudio às filhas da vítima após crime é réu por ameaçar ex-companheira: — Foto: Reprodução

Suspeito de matar namorada e enviar áudio às filhas da vítima após crime é réu por ameaçar ex-companheira: — Foto: Reprodução

No processo iniciado em 2019, o MP denunciou que Paulo Sergio Machado, “com consciência e vontade, por diversas vezes, ameaçou causar mal injusto e grave” à ex-companheira, “afirmando, presencialmente e por meio de mensagens telefônicas, que a mataria”.

As ameaças teriam sido proferidas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Paulo ainda não foi sentenciado e o processo continua correndo na Justiça através da procuradoria de Prudentópolis, cidade da região central do Paraná.

Nesta ação, ele responde por ameaça em situação de violência doméstica contra a mulher, agravada por se prevalecer de relações domésticas e ter sido um crime continuado. A pena prevista é de um a seis meses de prisão, mais multa.

O g1 tenta contato com a defesa dele.

Suspeito de feminicídio

Homem é suspeito de matar namorada e enviar áudio às filhas da vítima após crime

Paulo Sergio Machado, de 45 anos, é suspeito de matar a própria namorada e enviar um áudio às filhas da vítima logo após o crime.

Maria da Luz Alípio tinha 51 anos e foi morta estrangulada dentro da própria casa. O corpo da mulher foi encontrado no sábado (17) por Jennifer Caroline Telinski, uma das filhas dela, que conta que foi até a residência junto com o marido e um amigo da família após receber uma mensagem de áudio de Paulo.

“Tua mãe não está mais comigo, mas também vocês não vão ter ela mais. […] Se ela não fosse minha mulher, ela não ia ser mais de ninguém. […] Mas vocês não vão ter a mãe de vocês mais também”, dizem trechos da mensagem. OUÇA ACIMA.

Ao chegar ao local, a residência estava trancada e, por uma fresta na cortina, eles viram Maria da Luz deitada na cama, imóvel.

“Romperam a porta do fundo da residência para poder entrar e localizaram a vítima na cama com um lenço em volta do pescoço, aparentando sinais de óbito”, descreve o boletim da ocorrência (B.O.).

O B.O. também relata que Paulo fugiu com a moto de Maria da Luz logo após o crime. Na manhã de segunda-feira (19), ele foi encontrado e preso em flagrante pela Polícia Militar com a motocicleta em São Mateus do Sul, no sul do Paraná. A cidade fica a 122 km de Ponta Grossa, onde aconteceu o crime.

O áudio foi anexado ao inquérito aberto pela Polícia Civil sobre o caso.

Segundo o delegado Guilherme Marinho, o homem deve responder, no mínimo, por feminicídio. O Código Penal prevê pena de 12 a 30 anos de prisão para o crime, podendo ser aumentada em até dois terços quando o autor é companheiro da vítima.

Maria da Luz Alípio era zeladora e deixa quatro filhos, com idades entre 20 e 32 anos.

Relação conturbada

Jennifer também conta que Paulo tinha uma relação conturbada tanto com Maria da Luz, quanto com as filhas da vítima. Os dois se relacionavam havia cerca de um ano e contabilizavam diversas idas e voltas.

A filha da vítima afirma que a família e os amigos tentavam convencer a mãe de que a relação não era saudável.

“Todo mundo tava vendo, só que ele mexeu muito na cabeça dela de forma que ela não conseguia enxergar a situação e ‘tava’ se submetendo a isso. O conselho [de terminar o namoro] foi dado, mas a gente nunca imaginou que ele pudesse ser capaz de fazer uma atrocidade dessas”, explica.

Fonte: G1