Correio dos Campos

Casa da Indústria sedia debates sobre Masterplan em Ponta Grossa

Plano de desenvolvimento econômico projetará cenário para os próximos 20 anos da cidade
7 de agosto de 2023 às 15:44
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Casa da Indústria Campos Gerais, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu em sua sede, na última semana, em três encontros, as discussões pertinentes à segunda fase do Masterplan. As reuniões que ocorreram na quarta, quinta e sexta-feira (4) e contaram com membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e empresários patrocinadores da proposta, que visa desenvolver um plano de desenvolvimento para a economia local até 2043.

Para o presidente da Casa da Indústria, Darcy Miara Junior, que também é conselheiro no CDEPG, a Fiep se sente honrada em fazer parte deste processo, sendo um espaço para debates sobre o que será melhor para Ponta Grossa nos próximos 20 anos. “O setor da indústria em nossa cidade é de grande importância no processo de desenvolvimento local, considerando que, atualmente, é um dos maiores geradores de PIB entre os nichos produtivos empresariais. Movimentamos a economia, geramos emprego e renda para as pessoas, como também, riqueza para os Campos Gerais no que se refere ao arranjo produtivo regional”, avalia Miara Júnior.

Nos encontros realizados, a partir dos dados disponibilizados, foram discutidos por membros do Cdepg e por empresários patrocinadores da proposta, temas como Estratégia Geral de Economia; Economia; Construção Civil, Indústria, Agronegócio; Empreendedorismo; Tecnologia e inovação; Educação e Segurança; Urbanismo, Mobilidade e Infraestrutura; Meio Ambiente e Saúde, bem como Comércio, Serviços e Governança.

A diretora Executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, que é secretária do Cdepg, explica que o Masterplan é um planejamento de médio e longo prazo para uma cidade e que está sendo realizado pela empresa Urban Systems. “O Masterplan será dividido em dividido em três etapas, sendo que a primeira delas já é entregue com um diagnóstico do município. Ele é fruto de uma pesquisa com dados públicos municipais, fornecidos pela Prefeitura. O relatório apresenta uma compreensão e definição do recorte espacial do município, análises econômicas e um diagnóstico aprofundado a partir dos principais eixos econômicos da cidade”, finaliza Priscilla.