Correio dos Campos

Estátua de Tiradentes é pichada no Centro de Ponta Grossa; Guarda Municipal tenta identificar os responsáveis

Monumento fica na Praça Barão do Rio Branco. Outros três casos de vandalismo foram registrados na cidade neste mês
21 de julho de 2023 às 15:42
(Foto: Raphael Costa/RPC)

A estátua de Tiradentes que fica na Praça Barão do Rio Branco de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi encontrada vandalizada nesta sexta-feira (21). Tinta vermelha foi derramada no monumento, na região que representa os olhos do líder da Inconfidência Mineira e na parte de trás da cabeça.

A Guarda Civil Municipal está tentando identificar os responsáveis através de imagens da Central de Monitoramento.

Em nota, a prefeitura municipal disse que o reparo da estátua foi incluído no cronograma de serviços.

“Além disso, o Município também já iniciou uma inspeção em outros monumentos para verificar a situação e, caso necessário, proceder com os devidos trabalhos de manutenção”, informou.

Casos recorrentes de vandalismo

Os casos de vandalismo têm sido recorrentes em locais públicos de Ponta Grossa. Apenas neste mês quatro pessoas foram pegas em flagrante pela Guarda Civil Municipal.

Um dos alvos foi o Lago de Olarias, onde dois adolescentes foram apreendidos com tinta e pincéis após picharem placas.

No Parque Ambiental, outro adolescente foi apreendido por rabiscar o banheiro do local, também com materiais para pichação na mochila.

Um quarto adolescente foi apreendido em flagrante por pichar a marquise do campus Centro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ele estava com um spray de tinta.

A Polícia Civil também se envolve em casos de vandalismo. Nos últimos quatro anos, 22 situações de flagrantes em Ponta Grossa foram encaminhadas à 13ª delegacia. A maior parte foi neste ano, que registrou 10 flagrantes até o momento.

Monumento curioso

A estátua de Tiradentes é frequentemente confundida com uma homenagem a Jesus Cristo. O motivo é a aparência similar dos personagens e a localização do monumento, que fica em frente à Igreja do Rosário.

Fonte: G1