Correio dos Campos

Festa de Sant’Ana terá tropeada e rota de ‘jipeiros’

20 de julho de 2023 às 15:18
(Foto: Renato de Oliveira)

COM ASSESSORIAS – Nem só a parte espiritual – com novenas e missas – integrará a programação da centésima edição da festa em louvor à Sant’Ana, padroeira de Castro este ano. Ações ligadas ao lazer, cultura e esporte prometem animar moradores e visitantes. Neste sábado (22), acontecerá a ‘Caminhando com a Senhora Sant’Ana’, a partir das 7h30, com concentração na praça em frente à Matriz Sant’Ana e saída para a Paróquia São Judas Tadeu. Também pela manhã, um grupo de ‘jipeiros’ passará pelas 21 capelas que fazem parte da Paróquia Sant’Ana, haverá palestra com a historiadora e pesquisadora castrense Léa Maria Cardoso Vilela e, à tarde, tropeada.

A caminhada será realizada com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e terá sua saída prevista para às 8h30. Quem resolver ‘caminhar com a Senhora Sant’Ana’ passará pela Paróquia São Judas (onde receberá a bênção), pelo Parque Balneário Libânio Estanislau Cardoso, a `Prainha; Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pelo Parque Lacustre, Capela Nossa Senhora do Carmo e Matriz Sant’Ana.

. Cerca de 30 jeeps devem participar da ‘Rota das 21 Capelas da de Sant’Ana 4×4′. A concentração inicia às 7h30, em toda a extensão da Rua Francisco Xavier da Silva (subindo a prefeitura). Às 8 horas, haverá benção dos carros e seus ocupantes e, em seguida, a largada. Dividido pela manhã e tarde, o trajeto irá passar pelas 21 capelas que fazem parte da Paróquia de Sant Ana. Serão visitadas oito localidades pela manhã e outras 12, à tarde, em um roteiro com cachoeiras, quedas d’água, na mais pura adrenalina. Ao meio dia, parada para almoço comunitário na região do Abapan. A refeição é opcional. A taxa de inscrição custará R$ 50 por veículo e o almoço, R$ 25. A chegada será na Matriz Sant’Ana, onde serão entregues lembranças de participação.

A história da devoção à Sant’Ana será contada em uma palestra pela historiadora e pesquisadora castrense Léa Maria Cardoso Vilela. Aberta ao público em geral, a fala está prevista para às 9h30, no Centro Pastoral, na lateral da praça Matriz. Estudantes e professores receberão certificado de participação, emitido pelo Museu do Tropeiro de Castro. Carga horária de 90 minutos.

À tarde, a atração será a ‘Tropeada para a Senhora Sant’Ana’, quando cavaleiros e amazonas da cidade e da região percorrerão um trajeto que deve durar a tarde toda. Os ‘tropeiros’ podem participar de todo o percurso ou se centrar nas paróquias por onde passará a tropa. O pátio da antiga Indústria Latorre – alto da Vila Santa Cruz – será o ponto de concentração, às 13h30. A saída será às 14 horas. O itinerário incluirá todas as paróquias da cidade, encerrando junto ao Museu do Tropeiro, com moda de viola e bênção dos participantes. Às 19 horas, haverá missa festiva na matriz. Durante toda a tarde, serão oferecidas brincadeiras para as crianças, no entorno da praça da Matriz.

O sábado encerra com show de prêmios e praça de alimentação (pastel, quentão, churrasquinho, cachorro quente, bolos, crepes, pipoca e muito mais). O show de prêmios terá 15 rodadas especiais. Na última, brindes como aspirador de pó, caixa amplificadora, fritadeira elétrica, forno elétrico e tV 40″.