Correio dos Campos

Laboratórios de Aprendizagem Criativa recebem moção de aplauso na Câmara

17 de julho de 2023 às 16:37
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa recebeu, na tarde desta segunda (17) Moção de Aplauso pela criação e implementação dos primeiros Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) nas escolas da rede municipal de ensino. A distinção foi recebida pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, e por professoras integrantes do Departamento de Educação.

Além da secretária, receberam também as Moções de Aplauso as professoras Izolde Hilgemberg de Oliveira, supervisora do Departamento de Educação; Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, coordenadora de Ensino Fundamental; Dirce Vaselechen e Maria de Fátima Mello de Almeida, coordenadoras do projeto de implantação e implementação dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa. A honraria foi oferecida pela Casa por proposição do vereador Felipe Passos.

“Este é um dos diversos projetos e ações voltados para a melhoria do aprendizado de nossos alunos”, comenta a secretária, estendendo o reconhecimento a todos os profissionais e alunos envolvidos. “Ao desenvolver o LAC, elaboramos uma metodologia própria, na qual o aluno é protagonista em seu conhecimento, com o apoio dos professores, tendo um olhar voltado para a tecnologia e a inovação. Para que ele seja viável, temos uma grande equipe, na SME e nas escolas, onde temos profissionais efetivamente fazendo acontecer as políticas públicas da educação”, considera Simone.

Os LACs são espaços criados pela Prefeitura para o ensino na área de inovação e tecnologia, dentro das escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação. Os locais são salas diferenciadas e estimulantes para os alunos da rede municipal, de 04 a 10 anos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Até o momento, 15 escolas já contam com os laboratórios, atendendo a 4,5 mil alunos. Serão 50 laboratórios até 2024.

Os laboratórios contam com layout inovador, estrutura maker e identidade visual exclusiva, oferecendo equipamentos e professores específicos para a execução de trabalhos envolvendo informática, tecnologias, inovação, línguas estrangeiras, atividades maker e robótica educacional.

Entre os objetivos das novas estruturas está a alfabetização tecnológica, iniciando os estudantes nas linguagens inovadoras, contribuindo para o conhecimento do aluno e seu aprendizado em todos os campos de conhecimento dentro do currículo escolar. Do lápis até as últimas invenções eletrônicas, professores capacitados na área trabalham com os conceitos de inovação, tecnologia e criatividade. As primeiras 15 escolas participantes dispõem de computadores e kits de robótica educacional, com insumos de materiais em cartão, eletromecânicos e eletrônicos, arduínos, leds, interruptores e outros, utilizados conforme a idade escolar, tendo em vista a prática de metodologias ativas.