Educação Ambiental: Catequistas refletem sobre descarte responsável
COM ASSESSORIAS – Dando sequência no trabalho específico por paróquia dentro do Projeto Educação Ambiental atuando para Preservar a Casa Comum, da Caritas Diocesana, ocorreu no último dia 29 a segunda oficina para catequistas do Quarto Tempo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa. O momento abordou a separação correta de resíduos, com as falas de Erik Vinícius Pereira Dias – acadêmico do primeiro ano do curso de Geografia – Thiago Mej – mestrando em Geografia – e da professora Karen Liner Hornes. As participações se deram graças à parceria entre a Caritas e o curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A oficina foi conduzida pelo diácono Alcedir Monteiro Godoy, vice-presidente da Caritas, e pelas assistentes sociais Bruna Suelen Camargo e Érica Francine Clarindo. Baseadas na encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, e, a relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. De acordo com o diácono Godoy, a oficina do dia 29 falou do descarte correto do lixo reciclável. “Não basta somente separar. É preciso saber como descartar, o que descartar…Foi abordado também o consumo exagerado no mundo hoje. Povo só quer saber de consumir, coisas desnecessárias, muitas vezes, e, que pode ser utilizado um descarte único mas acaba fazendo três, quatro, cinco descartes de produtos, por causa da ganância de ter sempre mais”, comenta Godoy.
A reflexão ainda pretendeu capacitar as cerca de 15 catequistas para que discutam a temática junto aos seus alunos da Catequese e proponham uma intervenção: ‘Se não eu, quem? E se não agora, quando?’ O diácono lembra que haverá ainda mais uma etapa do projeto e, em seguida, a fase final, quando será finalizado. As oficinas serão realizadas no dia 13, na Paróquia São Sebastião/ Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, às 9 horas; dia 27, na Nossa Senhora do Pilar, na Palmeirinha, às 14 horas; dia 10 de junho, na Paróquia Santa Rita, na Ronda, às 15 horas, e dia 24, na Paróquia São Jorge, Boa Vista, às 14 horas.
Castro
O Projeto Educação Ambiental atuando para Preservar a Casa Comum, da Caritas Ponta Grossa, está ligado ao Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências (Magre), que é uma das 12 áreas de atuação do organismo católico. Trata-se de uma ação voltada à educação ambiental e reciclagem como estratégias para combater o risco de alagamentos em diferentes pontos de Ponta Grossa e de Castro.
Em abril, dia 15, a oficina aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, abordando a separação correta de resíduos. Foi o segundo momento realizado na paróquia e teve como objetivo formar multiplicadores para motivar novas atitudes e novos hábitos com relação ao meio ambiente. Além de sensibilizar a comunidade para o seu papel no cuidado com a Casa Comum, reconhecendo que este cuidado promove a qualidade de vida para todos. Participaram 22 catequistas. O Projeto tem apoio do Fundo Nacional de Solidariedade 2022.