Jovens refletem sobre a Campanha da Fraternidade
COM ASSESSORIAS – 30 adolescentes e jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Marina, em Ponta Grossa, passaram uma tarde refletindo a respeito do tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Fome/’Dai-lhes vós mesmos de comer’. O assunto embasou o I Encontro Paroquial da Articulação Juvenil Salesiana, que reuniu representantes da Catequese, Pastoral dos Adolescentes, da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos, do Ministério dos Cerimoniários e do Grupo de Animação Missionária, em momentos de animação, dinâmicas, reflexões e brincadeiras, no último dia 15.
A programação foi planejada e trabalhada pelo conselho local da Articulação Juvenil Salesiana, que pretende realizar encontros mensais, em cada uma das oito comunidades da paróquia. “Nós como conselho ficamos muito felizes de realizar esse encontro depois de tanto tempo sem a movimentação da AJS local. Somos uma paróquia salesiana, que tem um carisma lindo e único, e é por isso que precisamos ser e estar pelo e para os jovens… é isso que nos move! Seguimos a nossa caminhada, a exemplo do nosso pai e mestre da juventude, Dom Bosco, guiados pela nossa mãe, auxiliadora dos cristãos, e confiantes que, nos próximos encontros, teremos cada vez mais jovens e que eles serão os futuros frutos da vida da igreja”, comentou Nataly Cequinel dos Santos, de 17 anos, participante do conselho.
“Eu achei muito legal, pois teve várias brincadeiras diferentes, não ficamos só sentados escutando alguém falar. O que eu achei mais importante foi a hora em que meditamos as frases escritas nos pães e peixes e quando tivemos que fazer uma prece”, avaliou Maria Eduarda Sucena, de 13 anos, participante da Pastoral dos Adolescentes.
“Foi uma tarde muito boa. As dinâmicas foram em torno da Campanha da Fraternidade. Muitos que estavam são catequizandos, então, deu para eles entenderem de outra forma a Campanha. A comida foi a melhor parte (risos), estava muito gostosa. Enfim, o dia foi bem produtivo e acho que também trouxe muitos resultados e informações para o dia-a-dia”, afirmou a integrante do Ministério dos Cerimoniários, Ana Laura Bucharki Nascimento, de 15 anos.