Correio dos Campos

Trote social arrecada alimentos para famílias referenciadas pelos CRAS

Os calouros dos cursos de engenharia da Universidade Estadual de Ponta Grossa vão arrecadar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas pelos CRAS.
13 de março de 2023 às 16:56

COM ASSESSORIAS – A parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, por intermédio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, através do Programa Selo Social, e a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da UEPG foi oficializada na manhã desta segunda-feira (13).

A prefeita Elizabeth Schmidt parabenizou os acadêmicos e a universidade pela iniciativa. “Essa parceria com o município, através do Selo Social, vai fazer com que as doações sejam destinadas para as pessoas que mais precisam”, afirma a prefeita.

A arrecadação acontece entre os dias 13 e 17 de março. O Trote solidário é realizado sempre na primeira semana de aulas do ano letivo e acolhe os calouros dos cursos de engenharia e zootecnia da UEPG.

“A gente sai durante a semana para arrecadar doações no comércio e nos mercados. O objetivo é integrar os calouros, ajudar pessoas e fortalecer os vínculos de amizade”, explica a acadêmica de engenharia de software, Giovana Stadler de Almeida

A organização é feita pelos veteranos dos sete cursos, que ajudam os novatos a conhecerem a universidade e a cidade, entendendo que o papel na comunidade é muito importante para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal.

O reitor Miguel Sanches Neto destacou o caráter pedagógico da ação. “Ao mesmo tempo que arrecada alimentos, a experiência é uma demonstração de respeito pelas pessoas que chegam na universidade, com impacto direto na formação da cidadania dos novos acadêmicos”, avalia o reitor.

Neste ano, a meta é superar a marca de quase duas toneladas de produtos alimentícios e de higiene e limpeza arrecadados em 2022. As doações serão entregues em uma ação solidária organizada pelo Programa Selo Social, em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa.

“As famílias referenciadas pelo CRAS Santa Luzia vão receber as doações no dia 31 de março, mas a ideia é atender um número ainda maior de pessoas futuramente”, revela Tatyana Denise Belo, que é presidente da FASPG e também secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social.