Ações diferentes têm atraídos muita gente em paróquia de PG
COM ASSESSORIAS – O Grupo de Jovens Nos Passos de Maria, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, do Jardim Espanada, em Ponta Grossa, desenvolve um projeto inovador na Diocese, reunindo todos os grupos da paróquia em um único. Com presença fixa em missa mensal programada para todo quarto sábado do mês, os jovens organizam toda a celebração, desde a equipe litúrgica a música. Depois, participam de uma conversa com o pároco, padre Daniel Farago. A primeira ação deste ano, no último sábado (28), levou perto de 50 pessoas ao Parque Monteiro Lobato, em uma tarde recreativa.
A ideia era reunir e confraternizar com os jovens, em uma tarde de sol em meio à natureza. Coordenadores e jovens de todas as suas comunidades participaram de jogos de futebol, vôlei, uno, queimada, e, no final, de uma partilha: linguiça assada com pães, saladas e bebidas. Hellen Pollyana de Souza, 18 anos, considerou o dia incrível. “Estes momentos são de suma importância para seguir no caminho de Deus. Passar o dia com eles trouxe mais aprendizado e alegria. Estou amando participar do grupo. Espero que venham mais jovens ao lado de Deus”, enfatizou. Para Andressa Gabriele da Rocha, 15 anos, “estes momentos fazem com que os jovens se sintam mais acolhidos e os trazem para mais perto de Deus”.
Felipe Stachuk, membro da equipe de coordenação do grupo, destaca a importância do momento para aproximar os jovens, despertar a consciência do momento presente e, consequentemente, os aproximando de Deus, proporcionando formação e convivência com outros jovens que também estão na busca da santidade. “Assim como disse o Papa Francisco na JMJ 2016, em Cracóvia, na Polônia: quando Jesus toca num coração de um jovem, estes são capazes de ações verdadeiramente grandiosas”, lembrou. A representante do Setor Juventude da Diocese de Ponta Grossa, Tamires Soares, comenta que a partilha, a convivência, são importantes e que o ‘ser jovem’ ou participar de um grupo católico não é estar somente na igreja ou ir à missa dominical. “´É, sim, estar presente nestes locais, confraternizando e se divertindo. Além disso, a presença do padre, jogando, conversando com eles, é muito importante para observarem que o sacerdote não está somente em reuniões e atendimentos”, destacou, se dizendo animada em ver a movimentação em nossa Diocese. “Que outros grupos se espelhem nestas ações e levem até os demais”, sugeriu.
Nas ações previstas para 2023 há retiros, adorações, luau, e entre outras atividades. Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais da paróquia. Participe da Missa dos Jovens da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, todo quarto sábado do mês, na matriz, localizada na Rua Jorge Alves Pereira, 160, no Jardim Esplanada. Sua presença alegrará a Cristo Jesus.