Correio dos Campos

Servas retomam a produção de hóstias

Irmãs da Adoração Perpétua precisam da venda para manter missão
17 de janeiro de 2023 às 14:22
(Foto: Arquivo Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua)

COM ASSESSORIAS – As Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, ramo contemplativo das congregações fundadas por Santo Arnaldo Janssen, possuem somente uma casa no Brasil e ela fica em Ponta Grossa. Estão sediadas desde 1983 no Convento Nossa Senhora do Cenáculo, na Vila Maria Otília, onde vivem em clausura permanente. Até 2019, as religiosas s, além de suas atividades espirituais, trabalhos domésticos, estudo, atendimento, também se dedicavam a fabricar paramentos litúrgicos e hóstias para missa, e, assim, obter ajuda para o seu sustento. Com a chegada da pandemia, e posteriormente com a perda de algumas Irmãs, não foi mais possível continuar com estas tarefas.

A Comunidade Servos do Pobres, ciente das dificuldades enfrentadas na manutenção do convento, prontificou-se a assumir a fabricação das hóstias. Depois de ser feita uma adaptação na sala onde elas são produzidas, isolando-a da clausura das Irmãs, o trabalho foi iniciado. “Agora, estamos no aguardo de pedidos de hóstias por parte das paróquias para a continuidade do trabalho. As Irmãs ajudam, de dentro da clausura, a selecionar as partículas e a cortar as hóstias do padre. Para todos os que puderem colaborar fica o nosso agradecimento e a certeza de nossas orações em suas intenções”, comenta a madre Maria Elizabeth, contando que foi elaborada uma carta para os párocos, falando sobre a oferta das hóstias. A correspondência está na Cúria e será remetida a todas as paróquias da Diocese em fevereiro.

Segundo madre Maria Elizabeth, até agora, somente duas paróquias fizeram pedido. A expectativa é que as compras aumentem significativamente a partir do mês que vem, quando a maioria das paróquias voltam às suas atividades normais. A madre também lembra que as pessoas que quiserem oferecer uma doação espontânea para ajudar a comunidade das Irmãs, podem doar à Associação Beneficente Santo Arnaldo Janssen, CNPJ 78.280.146/0001-25. Banco do Brasil, conta 35.317-5, agência 0030-2, ou,

Bradesco, conta 18.248-6, Agência 0646-7.

Congregação

A Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua foi fundada em 1896 e teve como primeira missionária Adolfine (Micaela) Tönies. Hoje, rezam, dedicam-se e trabalham cerca de 400 religiosas, espalhadas em quatro continentes, em 20 conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, Polônia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo. O carisma da comunidade religiosa é a vida contemplativa, om ênfase na adoração perpétua do Santíssimo Sacramento, oferecida pelos sacerdotes, pelas necessidades da Igreja e do mundo todo.

Em Ponta Grossa, atualmente a comunidade se compõem de 15 religiosas. As Irmãs cortam, selecionam e empacotam as hóstias. “Este é um trabalho muito precioso porque é o preparo do pão que depois será transformado no Corpo de Cristo, o qual adoramos dia e noite no Santíssimo Sacramento”, ressalta madre Maria Elizabeth. A missão de adoração perpétua, se revezando durante todo o dia e também durante a noite, diante do Santíssimo também é compartilhado com leigos e leigas.