Freis farão a bênção de veículos na sexta
COM ASSESSORIAS – 24 freis capuchinhos realizam durante toda essa sexta-feira (13) a tradicional bênção dos veículos na Paróquia Imaculada Conceição, a Igrejinha de Uvaranas, em Ponta Grossa. Iniciada no ano 2000, a bênção acontecerá das 6h30 às 21 horas, sem intervalo, e vai contemplar quem vier de carro, ônibus, caminhão, motocicleta, bicicleta, a cavalo, de carroça e até mesmo pessoas que estiverem a pé. Essas serão atendidas dentro da Matriz. Dois freis também estarão atendendo confissões durante todo o dia.
Em sua 24ª edição, a tradicional bênção ocorre na paróquia de Ponta Grossa sempre na segunda sexta-feira do ano. Ela foi trazida para a cidade pelo frei Luiz Antônio Frigo, que a realizava na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. Lá a bênção dos veículos já acontece há 71 anos, mas na primeira sexta-feira do ano. “É uma tradição capuchinha fazer benção de carro e usamos esse formato de trabalho para ajudar a obter recursos para algumas ações dos freis. Por exemplo: as bênçãos que acontecem aqui são destinadas ao Serviço de Animação Vocacional da Província”, comenta o pároco da Imaculada Conceição, frei Marcos Reginaldo Forcatto. Segundo ele, todos que passarem pela Igrejinha serão abençoados. “Se passar avião aqui, rasante, será benzido. Se vier cavalo, gente de bicicleta, pessoa a pé, todos receberão a benção”, brinca.
Frei Forcatto conta que toda sexta-feira para os franciscanos é um dia penitencial. “Não se come carne vermelha, como é feito na Sexta-Feira Santa. E uma das atividades nos caminhos da penitência é a ação de bênção, um exercício espiritual. Se colocou (isso) como tradição e, já que havia essa ideia de na primeira sexta-feira do ano fazer a bênção, aqui, passou a ser na segunda sexta-feira porque não temos religiosos o suficiente para fazer (a bênção) nas duas cidades, ao mesmo tempo”, acrescenta. No Bairro das Mercês, a bênção acontece na primeira sexta-feira do ano, no Santuário São Leopoldo Mandic, na Vila Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, no primeiro sábado e aqui, na Igrejinha, na segunda sexta-feira. Segundo frei Forcatto, são os mesmos freis que fazem a bênção nos três locais.
A bênção conta com a ajuda de voluntários e de integrantes da Autarquia Municipal de Trânsito, que darão suporte logístico, demarcando as faixas e organizando o trânsito. Os religiosos virão de Curitiba, São Lourenço do Oeste (SC), Joinville (SC), Almirante Tamandaré e de outras paróquias de Ponta Grossa. Em média, cerca de dez mil veículos passam em frente à paróquia para receber a bênção todos os anos.
Para quem vem pela Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, no sentido bairro-centro, a orientação é que siga até o semáforo, gire a esquerda e entre já em uma das filas. Os que vêm do centro para o bairro devem escolher uma das duas faixas da Avenida Carlos Cavalcanti e aguardar.