Correio dos Campos

“Sonhos de uma noite de verão no zoo” é a aventura que chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis nesta semana

13 de dezembro de 2022 às 09:41
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O final do ano chegou e com ele chega também uma aventura incrível nas estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis. O livro “Sonhos de uma noite de verão no zoo”, da autora Jaqueline Conte está disponível para leitura neste mês de dezembro. São seis mil exemplares rodando pelas 16 cidades que o Pegaí atende e ainda, circulando no projeto Alimentando Mentes. Esta é a primeira tiragem do título impressa pela Fantástica Fábrica de Livros.

No enredo, o cenário central é um zoológico e os seus muitos moradores, enquanto que a protagonista principal é a Doutora Grilo, que durante um espasmo indaga sobre o que os bichos sonham enquanto estão dormindo. A curiosidade é tamanha que ela sai atrás da Girafa, do Hipopótamo, do Pinguim e de muitos outros animais para descobrir os sonhos de cada bichano. Com muitos fragmentos poéticos, a história nos leva para uma jornada fascinante cheia de imaginação e fantasia. “Estava pensando nos sonhos e nas diversas possibilidades do verbo sonhar. Lembrei que os cães também sonham, porque sempre vemos a nossa cachorra, a Vênus, sonhando durante os cochilos. Então, resolvi imaginar com o que diferentes animais poderiam sonhar”, explica Conte, sobre a sua inspiração para escrever a história.

Com uma imersão de cores vibrantes e traços perfeitos, o conto se completa com as ilustrações do artista Alexandre Rampazo. “Ele é sem dúvida um dos principais expoentes da ilustração brasileira hoje. É uma honra imensa para mim esta parceria. Convidei-o para ilustrar este projeto especialmente para o Pegaí e ele aceitou de pronto. O sim veio antes de ele saber que eu estava morando em Coimbra, Portugal, e de eu saber que ele pretendia se mudar para a mesma cidade, dali a poucos meses. Ou seja, a parceria rendeu não só um livro lindo, mas uma grande amizade. É dessas histórias para ficar registradas na coleção dos belos encontros que o Pegaí fomenta, pelo Brasil e pelo mundo”.

       A autora já é figura conhecida nas estantes do Pegaí. Em 2021, o livro infantojuvenil de sua autoria “Na casa amarela do vovô: e outros poemas para brincar” entrou para o acervo do projeto. Ela que escreve desde criança, estreou na literatura infantil em 2014. Desde então, já são cinco livros publicados e a previsão é de lançar mais três no próximo ano, sendo dois deles para o público infantil. Aliás, escrever para essa faixa etária é uma de suas grandes paixões. Como a própria autora revela, é bem mais divertido. “ Eu mantenho acesa a minha própria infância, porque tenho esperança de podermos construir uma sociedade efetivamente leitora, com maior capacidade de imaginação, reflexão e empatia”.

       Com essa impressão, o Pegaí já ultrapassa a marca dos 520 mil livros disponibilizados nas 67 estantes. Além desse montante, outros números chamam atenção: são mais de 100 mil livros disponibilizados em kits de alimentos, por meio do projeto Alimentando Mentes, e ainda, cerca de 8,5 mil livros restaurados através do trabalho do Hospital de Livros.

       Para viabilizar a impressão do livro “Sonhos de uma noite de verão no zoo”, o Instituto Pegaí Leitura Grátis contou com o patrocínio do Colégio Sepam, Expresso Princesa dos Campos e Elis Brasil. A BO Paper Brasil Indústria de Papel fez a doação do papel usado no miolo do livro e a Papirus Indústria de Papel doou o papelcartão utilizado na capa dos exemplares. Também foram utilizados recursos provenientes do Programa Nota Paraná, por meio dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura”. Para o presidente do Instituto e idealizador do projeto, professor Idomar Cerutti, o Pegaí encerra o ano de 2022 com o sentimento de dever cumprido. “Acreditamos que a nossa missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros está sendo cumprida. Temos uma equipe de voluntários comprometida, atingimos a meta de alcançar mais de 500 mil livros disponibilizados em nosso acervo, retomamos as atividades do Hospital de Livros e prosseguimos com o projeto Alimentando Mentes, um dos braços do Pegaí, que nasceu durante a pandemia”.

Além disso, outro fator predominante e essencial para contribuir com a educação e facilitar o acesso à leitura, são as parcerias que o Instituto Pegaí Leitura Grátis mantém com a iniciativa privada. “As empresas amigas do Pegaí colaboram diretamente com os pilares do ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – hoje fundamentais dentro das organizações, que são comprometidas com práticas sustentáveis. Ou seja, investir no Pegaí também é investir em ações sustentáveis. Nossas iniciativas são em prol da comunidade e visam contribuir com a preservação do meio ambiente”, destaca Cerutti.