Correio dos Campos

Sepam lança a 6ª edição do Projeto Literário

Alunos do Ensino Fundamental II escrevem textos e publicam seis livros, sendo dois em inglês
28 de outubro de 2022 às 15:59
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa, outubro de 2022 – O Colégio Pontagrossense Sepam concluiu os trabalhos da 6ª edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam com a publicação de seis livros que trazem textos de autoria dos alunos: um livro do 6º e um do 7º ano; dois livros do 8º e dois do 9º ano (um em português e outro em inglês). Durante esta semana, pelas mãos das professoras orientadoras do projeto, cada aluno recebeu um exemplar físico da obra em que é coautor.

Com o objetivo de estimular a prática da escrita, o Projeto Literário é desenvolvido desde 2017 no Sepam e contempla todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). É realizado nas aulas de Produção de Texto fortalecendo a ideia de que cada pessoa possui habilidade e identidade discursiva por meio do texto escrito, conforme explica a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel: “Esse trabalho envolve a leitura, a escrita, a comunicação, a palavra. Contribui com a formação humana, social e acadêmica dos alunos, além de oportunizar a eles se perceberem capazes de um dia serem escritores, criarem suas próprias histórias. Tem uma importância extraordinária na formação dos nossos alunos como pessoas, como cidadãos comprometidos e preocupados em colaborar na formação de uma sociedade melhor”, destaca.

A jovem Bárbara Ajaime Carneiro, hoje estudante do 9º ano, participa do Projeto Literário desde que iniciou o Ensino Fundamental II, em 2019. Ela conta que esse trabalho contribuiu para o aprimoramento de sua mente, da sua criatividade e da sua habilidade de escrever. “Um dos maiores benefícios desse projeto, para mim, foi aprender a adaptar minhas histórias e vivências aos temas e gêneros textuais propostos, porque todos os textos têm características pessoais, onde você coloca a sua personalidade ali”, comenta Bárbara.

Para os estudantes de 6º ano, o projeto funciona como uma iniciação ao aprendizado da produção textual mais formal. “Trabalhar uma atividade em sala de aula e depois ver tomar a forma de um livro é muito impactante para os alunos. Além de verem o produto se concretizar com capa, ilustração, ISBN, como os livros que estão nas livrarias, esta é uma das primeiras vezes que o texto produzido por eles não ficará restrito ao professor, será lido por mais pessoas, pelos familiares, professores e colegas. E quando eles percebem que estão escrevendo algo que precisa ser compreendido ou que vai causar um efeito sobre quem está lendo, conferem outra importância para o seu texto, eles mudam a percepção que têm sobre a prática de produção textual”, avalia a professora do 6º ano, Ana Marina Giebeluka.

O desenvolvimento de atividades de produção textual contribui de forma significativa para os alunos do 9º ano, que logo estarão no Ensino Médio preparando-se para os processos seletivos das universidades.

“Com o projeto, procuramos desenvolver a escrita e a criatividade dos alunos. Produzir contos fantásticos exigiu deles trabalhar de forma criativa sua leitura de mundo, além de atenção e um grande processo inventivo, com liberdade para criar as histórias mais fantásticas que passaram por suas mentes. O desenvolvimento dessa escrita criativa será importante na fase escolar que iniciarão em seguida”, aponta a professora de Produção Textual, Ana Rosely Troyner Yamamoto.

O aluno do 9º ano, Arthur Henrique Krüger Geronimo, participante do projeto desde o 6º ano, incentiva os alunos a se dedicarem: “Sempre recomendo aos colegas que participem do projeto de verdade, não fazendo um texto de qualquer jeito. Essa experiência ajudou a melhorar minha criatividade e a interpretação textual. Comecei a me interessar mais por literatura e melhorei minha escrita, tanto que fui muito bem na disciplina de produção de texto no semestre passado. Vale muito a pena, os benefícios são grandes e ajudam futuramente nas redações de vestibular, PSS e Enem”, enfatiza.