Convento Espírito Santo completa 50 anos em PG
COM ASSESSORIAS – Em uma celebração restrita, as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo receberam colaboradores e convidados para uma missa em ação de graças pelo jubileu de 50 anos do Convento Espírito Santo, ontem (25), às 10 horas. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebrou ao lado de padres das congregações Missionários do Verbo Divino (Verbitas) e de freis capuchinhos. Participaram integrantes da banda do Colégio Sant’Ana, legionárias da Legião de Maria da Paróquia Bom Jesus, além de religiosas da comunidade das Servas de Porto União (SC) e de Curitiba.
Além de Dom Sergio foram celebrantes padres Paulus Koko Tolang – eleito recentemente Provincial da Congregação do Verbo Divino – Alexandre Nogueira, Bruno Rippel e frei Alessandro Farinasso, da Paróquia Bom Jesus. Também acompanhou a celebração padre José Hamilton Gomes do Santos, das Escolas de Caridade/Instituto Cavanis, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, onde as religiosas têm uma comunidade. Depois da missa, houve a entrega oficial e bênção de uma estátua de santo Arnaldo Janssen, fundador da congregação. Feita em concreto, a imagem tem 1,70 metro de altura e pesa 350 quilos. Confeccionada especialmente para o jubileu pelo artista plástico Renato Taques, de Araruna (PR), a estátua foi colocada na frente do convento.
“Podemos celebrar entre júbilo, preces e ação de graças o nosso compromisso com Deus Uno e Trino. Que este jubileu não seja só um acontecimento, mas um estado de espírito, uma atitude, uma vida que circula, cresce e dá frutos”, comentou a irmã Maristela Roza, religiosa de 90 anos que estava responsável pela decoração da capela do convento. A coordenadora da comunidade é a irmã Suzana Lúcia Rodhen.
História
A Província Brasil Sul/Divina Sabedoria das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo foi fundada em 1959, com sede escolhida Ponta Grossa, onde as religiosas estavam presentes desde 1905. Por alguns anos, a sede administrativa da Província funcionou no Colégio Sant’Ana. Nove anos mais tarde, foi construído o Convento Espírito Santo e a sede se transferiu para lá. Atualmente, a sede da Província está localizada na Rua Júlia Wanderley, no centro da cidade.
O terreno para o convento foi escolhido pela então Provincial, irmã Meinradine Buetterhoff, e seu Conselho, junto ao bispo Dom Geraldo Pellanda, que lhes apresentou várias propostas de locais. A área no Parque Tarobá/Cará-Cará foi a que mais agradou. O projeto arquitetônico apresenta, na visão exterior, a forma de uma pomba, a representação simbólica do Espírito Santo. O prédio foi construído entre 1970 e 1972 e inaugurado em 29 de setembro de 1972, com missa solene celebrada por Dom Geraldo na presença de autoridades, irmãs de diversas comunidades, amigos e vizinhos. As irmãs da nova Província, as irmãs da direção, as postulantes, as noviças e junioristas, que moravam ainda no Colégio Sant´Ana, vieram residir aos poucos no Convento.
Desde o início, as irmãs no Parque Tarobá procuravam contato com a população no sentido de ajudá-la nos âmbitos religioso, social e educacional. Este trabalho missionário produziu muitos frutos. Junto ao Convento Espírito Santo funcionam a Escola Arnaldo Janssen e o Centro de Terapias Integradas Madre Josefa. Devido à grande procura, a estrutura do convento recebeu uma ampliação em 1986. Como casa de formação, nesses 50 anos, o convento formou e enviou 123 Irmãs em missão no Brasil e no exterior.