Correio dos Campos

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 22 e 28 de agosto

17 de agosto de 2022 às 18:18

COM ASSESSORIAS – Acontecerá entre os dias 22 e 28 de agosto, mais uma Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG). Serão atividades artísticas, esportivas, de prestação de serviço e de reflexão sobre a realidade do público PCD atualmente.

A presidente da Fundação de Assistência Social, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, ressaltou a importância da Semana da Pessoa com Deficiência como um momento de reflexão para a necessidade da inclusão, mas também de superação. “Nós da Prefeitura trabalhamos para oferecer um atendimento de qualidade e garantir os direitos deste público e este evento é um reflexo deste trabalho”, destaca.

A abertura acontece na segunda-feira (22), no Paço Municipal, às 10 horas, com uma live pela Rádio Inclusão com depoimentos de pessoas com deficiência e a condução do jornalista Gabriel Felipe Fonseca, portador de deficiência visual. Na terça (23), está programada, no período da tarde, no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, uma gincana para os usuários do espaço, como também, dois jogos de tênis de mesa entre atletas com deficiência visual, contra alunos do Colégio Sepam e da Escola Adventista, nos ginásios das respectivas escolas.

Na quarta-feira (24), aproximadamente 150 pessoas com deficiência assistidas pela Prefeitura farão um passeio no Parque Estadual de Vila Velha. Enquanto na quinta-feira (25) acontecerá a 2ª edição do The Voice PG, em que usuários do Ginásio PCD mostrarão seus dotes musicais e serão avaliados pelas ex-participantes do The Voice Brasil e The Voice Kids Isabela Huk e Giovana Barbieiro. Este evento conta com a parceria da Hamburgueria 13 que fará a doação de lanches para o público PCD presente.

Na sexta-feira (26) acontecerá a apresentação do grupo Dança sem Limites, no salão de turismo no Shopping Palladium e um flashmob, como também, um dia da cidadania no ginásio, com a confecção de carteiras de identidade, Cadúnico, auxílio BPC, informações sobre a carteira do autista pelo observatório da inclusão. “A intenção é oferecermos atividades em mais de um local, justamente para promover a inclusão do público PCD em diversas ações na cidade”, disse Vinya.

A FASPG adianta ainda que na manhã de sábado, na Avenida Vicente Machado, será realizada uma blitz educativa denominada como “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, sensibilizando os motoristas a não parar em vagas exclusivas para o público PCD. Já no domingo, 40 pessoas com deficiências diversas participarão da Corrida Princesa dos Campos.

Participarão da semana, além das pessoas atendidas no Ginásio PCD, a Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (ASSARTE), Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG), Associação de Proteção aos Autistas (APROUT), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Geny de Jesus Souza Ribas (CEPRAF), Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI) e da Associação Pontagrossense de Assistência à Criança Deficiente (APACD).