Correio dos Campos

Princesa em Festa – Comunidade pode presentear Ponta Grossa

Inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Cultura até o dia 20 de agosto
8 de agosto de 2022 às 11:13

COM ASSESSORIAS – A comunidade tem até o dia 20 de agosto para se inscrever na gincana cultural ‘Princesa em Festa’, para presentear Ponta Grossa pelos seus 199 anos. Promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, a gincana busca promover uma série de atividades sociais.

“A gincana Princesa em Festa é um dos eventos mais bonitos em nossa cidade. É despretensioso, divertido e, sobretudo, tem como objetivo promover uma onda de boas ações para celebrar o aniversário de Ponta Grossa. Nos 30 dias que antecedem o dia 15 de setembro, esperamos que bons exemplos se multipliquem, que a vida seja melhor e mais bonita. Por isso, fica o convite a todos que queiram participar e ajudar nessa ação coletiva de cidadania, cultura e de amor pela nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.

Na terceira edição do Princesa em Festa, são 199 presentes disponíveis. Diversos deles já foram selecionados pela população, empresas e instituições. Uma das ações, que é a realização de um bailinho em abrigo de idosos, com direito a sanfona e viola, será realizada pelo clube de mulheres Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul. Maria Luzia dos Santos, integrante do clube, explica que já participou da gincana em anos anteriores e elogia a iniciativa. “São atividades propostas na gincana que vêm a calhar com ações que a gente já promove no dia a dia. Então a gente encaixa o trabalho de acordo com a proposta dos presentes que o projeto disponibiliza”, afirma. “A gente planeja fazer o dia da vovó neste ano no asilo, com lanche e bailinho, então já escolhemos um presente neste sentido para participar da gincana”, exemplifica.

Para Maria Luzia, a gincana é um evento muito interessante. “É uma ação criativa e motivadora, para a gente participar de um momento festivo e que mostra amor pela cidade e, ao mesmo tempo, que as pessoas estão atentas às necessidades da comunidade. É uma oportunidade de proporcionar o bem aos outros, e a nós mesmos”, completa.

Como participar

Os interessados em participar da gincana Princesa em Festa podem se inscrever pelo site da Secretaria Municipal de Cultura – cultura.pontagrossa.pr.gov.br/princesa-em-festa, onde está disponível o regulamento com todos os detalhes da atividade. Nele, a população pode selecionar, por meio do formulário digital, um dos presentes disponíveis para oferecer à cidade, não havendo limite para o número de ações que podem ser desenvolvidas por cada participante. Podem participar grupos de alunos, professores, grupos desportivos, famílias, funcionários de empresas, pessoas anônimas ou ainda de forma individualmente. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto. O prazo para a realização das atividades vai até o dia 7 de setembro. Entre as opções de ‘presentes’ está o plantio de flores em uma praça pública; compor uma música para a Princesa dos Campos em estilo sertanejo raiz e divulgar em redes sociais, promover uma oficina gratuita de alimentação saudável; elaborar uma carta, escrita por várias pessoas, para ser aberta daqui 100 anos, entre outras.

A data final para o envio da comprovação da realização do presente pelo participante é 07 de setembro, por meio de um vídeo de até dois minutos, que será avaliado por comissão temática. No dia 15 de setembro, dia do aniversário de Ponta Grossa, serão divulgados os vencedores em cada categoria.

Sugestão de legenda: Esta será a terceira edição da gincana, que busca promover uma série de atividades sociais, criando uma onda de boas ações pelo município.