Correio dos Campos

Estudantes de Ponta Grossa arrecadam mais de 1,5 tonelada de alimentos

Maratona Champagnat, realizada no Colégio Marista Pio XII, movimenta alunos, famílias e comunidade escolar
29 de junho de 2022 às 17:01
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Entre os meses de maio a junho, alunos do Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa (PR), participaram da tradicional Maratona Champagnat. O evento, que há cerca de 60 anos promove a solidariedade e colaboração entre os estudantes e comunidade da cidade, em 2022 atingiu marcas expressivas: 228 doações de sangue, 1,5 tonelada de alimentos, mais de 3.300 roupas e cobertores e cerca de 2.500 itens de higiene e limpeza.

Os materiais arrecadados serão entregues para instituições sociais de Ponta Grossa durante a semana. A ação, em formato de gincana, incentiva a comunidade a doar cestas básicas, caixas de leite, itens de higiene e também realizar doações de sangue. A iniciativa já é tradição da escola e movimenta familiares e amigos em prol da comunidade.

Para o diretor do Colégio Marista Pio XII, Osmar Mackeivicz, realizar novamente a Maratona em formato presencial reforça sua importância na região. “A ação já é tradição na comunidade marista, pois acontece desde a década de 1970. Nos últimos dois anos, devido à pandemia, as ações foram virtuais e agora podemos retornar novamente com muita felicidade de ver o engajamento dos estudantes e ações solidárias sendo colocadas em prática”, afirma.

O pastoralista da escola, Ramon Iansen, que faz parte da equipe de organização afirma: “ver a cidadania, valores e princípios sendo aplicados por jovens de todas as idades é algo muito gratificante. São ações que vão seguir com eles por toda a vida, além de trazer apoio e ajuda para quem precisa”, explica. Para as famílias o sentimento de participação e solidariedade também é bastante rico. “Participar da Maratona, relembrando a história de Champagnat com nossos filhos já é uma oportunidade incrível de praticar o amor ao irmão através da arrecadação de doações. Mas este ano foi incrivelmente satisfatório quando pude participar da entrega destas doações em algumas entidades, com a presença de um dos meus filhos e outros jovens”, afirmou Marjorie Piana, mãe de aluno marista. Segundo ela, todos sabem para onde as doações vão, mas poucos fazem ideia do trabalho que estes lugares realizam, a oportunidade de vida que eles proporcionam e como estas doações fazem a diferença. “Foi uma experiência encantadora conhecer um pouco de cada lugar abençoado por essas doações”, complementou.