Correio dos Campos

Memórias de ex-alunos do Maestro Paulino é tema do terceiro episódio de podcast

O podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube
28 de junho de 2022 às 09:16
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O terceiro episódio do podcast “Música e Músicos de Ponta Grossa” vai ao ar neste sábado (02). O programa integra o projeto “Bandas de música: patrimônio cultural de Ponta Grossa”, realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia e tem como convidados os músicos Angelo Tadeu Góes Farago e Wilson Fernando Góes Farago para conversar sobre suas memórias como alunos do Tenente e Maestro Paulino.

O projeto, que tem como proposta apresentar para os ouvintes a tradição da música na cidade e a trajetória das bandas de música como um patrimônio cultural do município foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), com patrocínio de Lojas MM e ACIPG e produção da ABC Projetos Culturais.

No programa, os irmãos contam sobre suas trajetórias na Banda do 13° Batalhão de Ponta Grossa e na Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, os aprendizados como maestros e como a música mudou a vida da família Farago. Segundo Wilson, os ensinamentos passados pelo Tenente Paulino foram essenciais para sua formação como músico profissional. “Mesmo eu sendo muito criança, eu via o Maestro como uma pessoa que tinha o dom e que era muito apaixonado pelo que fazia. E ele se preocupava muito com as crianças pequenas, em ensinar a gente tudo que podia, e hoje devo muito ao músico que me tornei à figura do maestro em minha vida”, conta.

Os irmãos ainda citam curiosidades marcantes e memórias afetivas sobre a rotina de estudos com o Tenente Paulino. Angelo destaca as aulas em que o Maestro trazia uma maçã para presentear o aluno com melhor desempenho no dia. O músico também comenta sobre a didática de Paulino, que possuía um método diferenciado para cada aluno: um caderno com exercícios específicos para o nível que o estudante se encontrava e um segundo caderno para copiar as instruções gerais para toda a banda. “Ele era muito disciplinado, organizado e enérgico, corrigia inclusive todas as lições com a batuta na mão”, relembra.

O podcast

O programa “Música e Músicos de Ponta Grossa” nasce a partir do trabalho realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia em sua dissertação de mestrado sobre as bandas de música de Ponta Grossa.

O podcast, apresentado pelo historiador, conta com cinco episódios de cerca de 30 minutos de duração que irão ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube no canal “Música e Músicos de Ponta Grossa”. Os convidados do podcast são profissionais ou estudiosos da música, maestros e pessoas que exerceram ou ainda exercem protagonismo no cenário musical de Ponta Grossa.

Os materiais serão disponibilizados para o público de forma gratuita no Youtube. Os dois primeiros episódios com o historiador Fábio Maurício Holzmann Maia e o músico e pesquisador Douglas Passoni já estão disponíveis para acesso. O podcast também será enviado para escolas da rede pública e privada de ensino do município para utilização dos professores de artes e história e inclusão no acervo das bibliotecas.

Confira a programação do podcast “Música e Músicos de Ponta Grossa”:

02/07 – Episódio #3: Memórias dos alunos do Tenente Paulino – como a música mudou a vida dos irmãos Farago com Angelo Tadeu Góes Farago e Wilson Fernando Góes Farago

16/07 – Episódio #4: Mestres de banda – importância e legado dos maestros de Ponta Grossa com Murilo Moreira de Oliveira

30/07 – Episódio #5: A chegada das meninas na banda Lyra dos Campos com Daphiny Krystin Neves de Carvalho e Marina Semeszm